00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9921
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Operação de dessecação associado a herbicida residual para o manejo de Poaceae em cana-de-açúcar
Autor(es): Silva Filho, João Augusto de Castro
Primeiro Orientador: Souza, Renan Cantalice de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Leandro Lima Casado dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lyra, Guilherme Bastos
Resumo: Uma das etapas mais importantes na implantação de um canavial é a operação de dessecação, quando ela se realiza de maneira correta, o controle de plantas daninhas se torna eficaz, dando a possibilidade de se iniciar a cultura com um bom controle. O estudo proferido, foi uma análise da combinação de produtos em uma região com grande infestação de poaceaes para introdução da cultura da cana de açúcar Saccharum officinarum. O experimento foi conduzido na fazenda santo Antônio zona rural do município de Atalaia- AL, onde foi separado 4 parcelas de 24x70m. Todos os tratamentos tiveram o uso de um ativo complementar diferente, um herbicida com efeito residual que se complementa com o glifosato. A testemunha teve apenas o glifosato. O estudo visa o combate preventivo das plantas infestantes, reduzindo o banco de semente e otimizando a molécula dessecante. Além de analisar a eficiência dos produtos, também será feito a relação econômica de cada tratamento e um comparativo entre catação manual (método muito utilizado na região em capim colonial Megathyrus maximum.) a viabilidade do tratamento. Palavras-chave: Cana-de açúcar. Manejo. Herbicida. Sugarcane. Management. Herbicide.
Abstract: One of the most important steps in the implantation of a sugarcane field is the desiccation operation, when it is carried out correctly; weed control becomes effective, giving the possibility to start the crop whith good control. The study aims at the preventive control of weeds, reducing the seed bank and optimizing the desiccant molecule. In addition to analyzing the efficiency of the products, the economic relationship of each treatment will also be made and a comparison between manual harvesting (a method widely used in the region in colonial grass Megatyrus maximum.) and the feasibility of the treatment will be made. Keywords: Sugarcane. Management. Herbicide.
Palavras-chave: Cana-de açúcar
Herbicida.
Manejo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citação: SILVA FILHO, João Augusto de Castro. Operação de dessecação associado a herbicida residual para o manejo de Poaceae em cana-de-açúcar. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9921
Data do documento: 13-jun-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Operação de dessecação associado a herbicida residual para o manejo de Poaceae em cana-de-açúcar.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.