06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Lucas Gama-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3038677444493039pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira , Luã Karll de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7621696283369031pt_BR
dc.creatorSilva, Sussimary Santos-
dc.date.accessioned2022-11-21T15:45:40Z-
dc.date.available2022-11-21-
dc.date.available2022-11-21T15:45:40Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.citationSILVA, Sussimary Santos. Ensino de cartografia: um aproposta pedagógica de alfabetização cartográfica para o 6º ano do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9841-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze how Cartographic Alpha is approached in the teaching of Geography in elementary school, at the same time it aimed to identify the difficulties faced by teachers regarding the teaching of Cartography. In this way, the research was carried out with the only class of the 6th year of elementary school at Escola Municipal Imaculada Conceição, in rural São José da Tapera, AL. However, for the development of the work, a theoretical and conceptual review was carried out on Geography, Cartography, School Cartography and Cartographic Literacy, as well as verifying and raising in the classroom how cartographic literacy occurs in the teaching of Geography. This research is based on a quantitative and qualitative approach, the methods used for data collection were informal conversations with teachers, bibliographic research and application of questionnaires to teachers and students, so that through data analysis it was possible to verify the need for cartographic literacy for both students and teachers, aiming to improve teaching and learning. Finally, with the work completed and the questionnaires applied, it was possible to affirm that the students have difficulty in understanding and identifying basic information contained in the maps and the teachers, on the other hand, do not have a basic mastery of Cartography teaching. Thus, cartographic literacy is of paramount importance, as well as training on Cartography for teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de cartografiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetização cartográficapt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectTeaching cartographypt_BR
dc.subjectCartographic literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEnsino de cartografia: um aproposta pedagógica de alfabetização cartográfica para o 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar e discutir como a alfabetização cartográfica é abordada no ensino de Geografia no 6o ano do ensino fundamental, ao mesmo tempo que teve propósito identificar quais as dificuldades enfrentadas pelos professores no que se refere ao ensino de Cartografia. Deste modo, a pesquisa foi realizada com a única turma do 6°ano do ensino fundamental na Escola Municipal Imaculada Conceição, na rural de São José da Tapera, AL. Contudo, para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma revisão teórico conceitual sobre Geografia, Cartografia, Cartografia escolar e Alfabetização cartográfica, bem como verificar e levantar em sala de aula como ocorre a alfabetização cartográfica no ensino de Geografia. Esta pesquisa é baseada numa abordagem quantitativa/qualitativa, os métodos utilizados para coleta de dados foram conversar informais com os professores, pesquisa bibliográfica e aplicação dos questionários aos professores e alunos, de forma que através da análise dos dados foi possível verificar a necessidade da alfabetização cartográfica tanto para os alunos quanto para os professores, visando melhorar o ensino aprendizagem. Por fim, com o trabalho finalizado e os questionários aplicados, foi possível afirmar que, os alunos apresentam dificuldade em compreender e identificar informações básicas contidas nos mapas e os professores, por outro lado não tem domínio básico sobre ensino de Cartografia. De forma que, é de suma importância a alfabetização cartográfica, assim como é necessária uma formação sobre Cartografia para os professores.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.