00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9832
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da combinação no aparecimento de rasuras na escrita colaborativa
Título(s) alternativo(s): The role of combination in the appearance of erasures in collaborative writing
Autor(es): Santos, Sarah Manuelle Muniz dos
Primeiro Orientador: Felipeto, Sônia Cristina Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eduardo Calil de
Resumo: Sob o a teoria proposta pela Genética textual, esta pesquisa visou observar o papel da etapa de combinação no aparecimento de rasuras na escrita colaborativa através da perspectiva enunciativa. A escrita colaborativa é uma situação que propõe à díade produzir um texto a partir do diálogo, dessa forma, este estudo possuiu objetivo de investigar, de forma comparativa e quali-quantitativa, se existe uma diferença significativa entre o número de rasuras orais e escritas feitas quando a díade combinou o conteúdo e quando não houve tal combinação, através da hipótese que nos dados em que a díade cumpre a etapa de combinação o aparecimento de rasuras é maior. Os dados utilizados foram selecionados do banco de dados de Práticas de Textualização na Escola – PTE, coletados pelo Sistema Ramos e posteriormente transcritos. Tratou-se de uma dupla do 1o ano do ensino Fundamental que produziu textos colaborativos durante o desenvolvimento de um projeto didático desenvolvido em uma escola particular de Maceió-AL.
Abstract: Under the theory proposed by Textual Genetics, this research aimed to observe the role of the stage of combination in the appearance of erasures in collaborative writing through the enunciative perspective. Collaborative writing is a situation that proposes to the dyad to produce a text from dialogue, in this way, this study had the objective of investigating, in a comparative and qualitative-quantitative way, if there is a significant difference between the number of oral and written erasures made when the dyad combined the content and when there was no such combination, through the hypothesis that in the data in which the dyad complies with the combination stage, the appearance of erasures is greater. The data used were selected from the database of Textualization Practices at School - PTE, collected by the Ramos System and later transcribed. It was a pair of the 1st year of elementary school that produced collaborative texts during the development of a didactic project developed in a private school in Maceió-AL.
Palavras-chave: Escrita colaborativa
Produção de textos
Processo de escrita
Collaborative writing
Text production
Writing process
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SANTOS, Sarah Manuelle Muniz dos. O papel da combinação no aparecimento de rasuras na escrita colaborativa. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9832
Data do documento: 16-dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da combinação no aparecimento de rasuras na escrita colaborativa (1).pdf541.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.