00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Meniconi, Flávia Colen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299342638695738pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Jozefh Fernando Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2938807403159537pt_BR
dc.contributor.referee2Makiyama, Simone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337pt_BR
dc.creatorRocha, Renata Cybelle da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1548338424553690pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T18:56:58Z-
dc.date.available2022-07-11-
dc.date.available2022-11-11T18:56:58Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationROCHA, Renata Cybelle da Silva. Residência Pedagógica e sua contribuição para a formação inicial dos licenciandos em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Alagoas. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Letras/Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9829-
dc.description.abstractEl presente estudio tuvo como objetivo analizar los posibles beneficios que la participación de estudiantes de la Facultad de Letras de la UFAL en el Programa de Residencia Pedagógica proporcionó en su formación inicial. Por lo tanto, basamos nuestra metodología en una perspectiva cualitativa de basis interpretacionista. La investigación contó con un total de 5 colaboradores (residentes), quienes respondieron un cuestionario semiestructurado con preguntas abiertas y que abordó sus prácticas en el aula, especialmente con respecto a las prácticas de Literacidad Crítica (LC). Las reflexiones obtenidas de los testimonios de los estudiantes permitieron comprender que las experiencias adquiridas con el PRP son extremadamente importantes y relevantes para la formación docente de estos sujetos, ya que proporciona experiencias docentes intensas que, de hecho, son supervisadas y guiadas por docentes experimentados alentando a estos estudiantes a construir reflexiones sobre el área en la que actuarán. Además, con respecto a la perspectiva de LC en el ambiente educativo, se podría ver que proporciona entornos de enseñanza-aprendizaje más reflexivos y contribuye a la formación profesional de estudiantes universitarios, así como a otros involucrados en el programa: preceptores, residentes y estudiantespt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Espanhol)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleResidência Pedagógica e sua contribuição para a formação inicial dos licenciandos em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeResidencia Pedagógica y su contribuición a la formación inicial de la graduación de Letras-Español de la Universidad Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar a influência do programa Residência Pedagógica na formação dos licenciandos em Letras/Espanhol. Para tanto, fundamentamos nossa metodologia numa perspectiva qualitativa de base interpretacionista. A investigação contou com um total de 5 colaboradores (residentes), os quais responderam a um questionário semiestruturado com perguntas abertas e que versavam sobre suas práticas em sala de aula, em especial no que diz respeito às práticas de Letramento Crítico (LC). As reflexões obtidas a partir dos depoimentos dos estudantes possibilitaram o entendimento de que as experiências adquiridas com o PRP são de extrema importância e relevância para a formação docente desses licenciandos, pois oportunizam intensas vivências do fazer docente orientado por professores das escolas públicas e da universidade, incentivando-os na construção de reflexões sobre a área na qual atuarão. Além disso, no que diz respeito à perspectiva do LC no ambiente educacional, pôde-se perceber que o projeto proporcionou a construção de ambientes de ensino aprendizagem mais reflexivos, contribuindo, assim, para a formação profissional dos licenciandos, bem como dos demais envolvidos com o programa: os professores preceptores, residentes e alunos das escolas-campo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.