Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Meniconi, Flávia Colen | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8299342638695738 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Queiroz, Jozefh Fernando Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2938807403159537 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Makiyama, Simone | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9001144889171337 | pt_BR |
dc.creator | Rocha, Renata Cybelle da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1548338424553690 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T18:56:58Z | - |
dc.date.available | 2022-07-11 | - |
dc.date.available | 2022-11-11T18:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Renata Cybelle da Silva. Residência Pedagógica e sua contribuição para a formação inicial dos licenciandos em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Alagoas. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Letras/Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9829 | - |
dc.description.abstract | El presente estudio tuvo como objetivo analizar los posibles beneficios que la participación de estudiantes de la Facultad de Letras de la UFAL en el Programa de Residencia Pedagógica proporcionó en su formación inicial. Por lo tanto, basamos nuestra metodología en una perspectiva cualitativa de basis interpretacionista. La investigación contó con un total de 5 colaboradores (residentes), quienes respondieron un cuestionario semiestructurado con preguntas abiertas y que abordó sus prácticas en el aula, especialmente con respecto a las prácticas de Literacidad Crítica (LC). Las reflexiones obtenidas de los testimonios de los estudiantes permitieron comprender que las experiencias adquiridas con el PRP son extremadamente importantes y relevantes para la formación docente de estos sujetos, ya que proporciona experiencias docentes intensas que, de hecho, son supervisadas y guiadas por docentes experimentados alentando a estos estudiantes a construir reflexiones sobre el área en la que actuarán. Además, con respecto a la perspectiva de LC en el ambiente educativo, se podría ver que proporciona entornos de enseñanza-aprendizaje más reflexivos y contribuye a la formación profesional de estudiantes universitarios, así como a otros involucrados en el programa: preceptores, residentes y estudiantes | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Espanhol) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | Residência Pedagógica e sua contribuição para a formação inicial dos licenciandos em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.title.alternative | Residencia Pedagógica y su contribuición a la formación inicial de la graduación de Letras-Español de la Universidad Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo analisar a influência do programa Residência Pedagógica na formação dos licenciandos em Letras/Espanhol. Para tanto, fundamentamos nossa metodologia numa perspectiva qualitativa de base interpretacionista. A investigação contou com um total de 5 colaboradores (residentes), os quais responderam a um questionário semiestruturado com perguntas abertas e que versavam sobre suas práticas em sala de aula, em especial no que diz respeito às práticas de Letramento Crítico (LC). As reflexões obtidas a partir dos depoimentos dos estudantes possibilitaram o entendimento de que as experiências adquiridas com o PRP são de extrema importância e relevância para a formação docente desses licenciandos, pois oportunizam intensas vivências do fazer docente orientado por professores das escolas públicas e da universidade, incentivando-os na construção de reflexões sobre a área na qual atuarão. Além disso, no que diz respeito à perspectiva do LC no ambiente educacional, pôde-se perceber que o projeto proporcionou a construção de ambientes de ensino aprendizagem mais reflexivos, contribuindo, assim, para a formação profissional dos licenciandos, bem como dos demais envolvidos com o programa: os professores preceptores, residentes e alunos das escolas-campo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Residência Pedágogica e sua contribuição para a formação incial dos licenciandos em Letras-espanhol da universidade federal de Alagoas.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.