00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9783
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no ensino de Geografia: estudo de caso em Taquarana-AL
Autor(es): Souza, José Moura de
Silva, Lívia de Andrade
Primeiro Orientador: Ferreira, Bruno
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Andrei Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Thiago Cavalcante Lins
Resumo: Com o advento da modernidade é notório a importância de se adequar perante as novas tendências de ensino. Desta forma, este trabalho tem como objetivo principal analisar a aplicabilidade das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), tendo em vista as especialidades do ensino da geografia na Escola Municipal de Educação Básica Maria Iraci Teófilo de Castro, localizada na cidade de Taquarana-AL. As TDIC aplicadas ao contexto educacional, assume papel de grande importância, principalmente, quando são incorporadas as práticas de ensino da Geografia. Para a realização deste estudo utilizou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva a partir de informações que foram coletadas através de questionário aberto, aplicado a (05) cinco docentes que trabalham ou tinham vínculo empregatício na instituição supracitada. Os resultados encontrados salientam os desafios enfrentados pelos professores, reforçando um uso lento e gradual dessas novas tecnologias em sala de aula e, consequentemente, um entendimento maior a respeito da funcionalidade e efetividade na aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Novas tecnologias
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância
Citação: SOUZA, José Moura de; SILVA, Lívia de Andrade. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no ensino de Geografia: estudo de caso em Taquarana-AL. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9783
Data do documento: 7-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.