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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Moreira, Magna Suzana Alexandre (coord.) | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T03:09:51Z | - |
dc.date.available | 2022-10-06 | - |
dc.date.available | 2022-10-07T03:09:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ACADÊMICO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CAIC), 30., 7 a 11 dez. 2020; CONGRESSO ACADÊMICO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (CAIT), 13., 22 a 26 fev. 2021, Maceió. Resumo [...]. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, 2020; 2021. Tema: Desafios da ciência em tempos de pandemia. Magna Suzana Alexandre Moreira (coord.). | pt_BR |
dc.citation.issue | 30; 13 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9749 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do Congresso Acadêmico de Iniciação Científica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Bolsas de Iniciação Científica - Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC | pt_BR |
dc.subject | Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.title | Resumos de trabalhos por Unidades Acadêmicas PIBIC e PIBITI: desafios da ciência em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Anais de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Pibic do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ, foi criado em 1988 e na Universidade Federal de Alagoas-UFAL a primeira edição aconteceu 1990, de maneira conjunta com a Universidade Federal de Sergipe- UFS e no primeiro ano do PIBIC, foram concedidas 35 (trinta e cinco) bolsas para a UFAL. Logo, o processo seletivo, o acompanhamento dos projetos de pesquisa, a avaliação e os Encontros Anuais de Iniciação Científica, eram realizados em conjunto com a UFS. Nesse período houve um incentivo às políticas educacionais e de promoção do desenvolvimento da Pesquisa Científica nas Instituições (UFAL/UFS), oportunizando estudantes de graduação ingressarem em atividades científicas e tecnológicas nas Universidades, e dessa maneira contribuiu para a institucionalização do caráter científico ofertado aos estudantes ainda na graduação. Alguns anos depois, as duas Universidades passaram a atuar independentes e ao longo desses 32 (trinta e dois) anos de Pibic e 13 anos de PIBITI a UFAL realizou ininterruptamente o congresso acadêmico. No tocante aos marcos legais, em 2021 a Coordenação de Pesquisa-PROPEP publicou a normativa que regulamenta os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), e Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) (https://ufal.br/ufal/pesquisa-e-inovação/programas/pibic/normas-pibic-pibiti-ufal.pdf/view). Este documento versa sobre funcionamento geral do PIBIC, constituição e atuação de Comitês Institucionais e Externos no âmbito da UFAL. A criação desta normativa simboliza a valorização de uma política de incentivo à pesquisa com o objetivo de estimular e criar condições para que nossos estudantes possam ter uma formação de excelência na graduação. O programa Pibic além de oferecer ao estudante uma oportunidade de realizar pesquisa científica, atua promovendo o amadurecimento intelectual pois permite a convivência profícua com pesquisadores, além de permitir a participação em Congresso acadêmico, ou congresso de Sociedades científicas e sobretudo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, sociedade essa onde é discutida as políticas de Educação, de Ciência e de Tecnologia e de Inovação do país. Ademais, a descoberta precoce do universo científico contribui para uma ruptura nas heranças sociais e possibilita qualquer estudante, de qualquer faixa da pirâmide social a alcançar um programa de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. O envolvimento com a Ciência reforça nos jovens pesquisadores a importância do saber científico, e fomenta a ideia de uma sociedade justa, sustentável e soberana. Em 2020, em decorrência da pandemia da COVID-19 o congresso acadêmico do PIBIC e PIBITI aconteceu em modalidade remota. Nos dois últimos anos, temos enfrentado um panorama com limitações para a educação e para a ciência brasileira, mas, a despeito disso, os nossos estudantes e pesquisadores trouxeram ao congresso uma mostra de como é possível fazer ciência em meio as adversidades sanitárias, econômica e política. Trinta anos após a primeira edição do Bolsas de Iniciação Científica na UFAL, muita evolução temos observado, muito em função do modelo de Pós-graduação único no mundo. A pesquisa no Brasil, em quase sua totalidade é desenvolvida nas Instituições de Ensino Superior Públicas e basicamente por Pesquisadores/Professores e seus alunos de Pós-Graduação, e que grande parte destes foi aluno de Iniciação Científica. A grande maioria dos nossos egressos do programa (PIBIC/PIBITI) segue a carreira acadêmica e ingressam em cursos de Pós-graduação. É inegável a importância deste Programa para a Ciência brasileira. Mas sobretudo é indispensável para o incremento na formação de recursos humanos altamente qualificados em diversas áreas do conhecimento, bem como para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo dos estudantes de graduação. Pois a ciência, por meio do PIBIC/PIBIT, contribui para a formação de futuros cientistas. O principal resultado é a inserção de alunos de graduação nas atividades de pesquisa assim como a inserção de boa parte desses alunos nos programas de pós-graduação da UFAL e de outras instituições. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais Pibic-Pibiti (2019-2020) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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