00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Livros e Capítulos de Livros - CEDU
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Tipo: Livro
Título: Ensino de Ciências para os Anos Iniciais: Teorias e Práticas
Autor(es): Lira, Tatiane Hilário de
Fireman, Elton Casado
Resumo: Esta publicação apresenta resultados de pesquisas realizadas pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências, ligados ao Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), através da liderança e orientação do pesquisador Elton Casado Fireman, líder do Grupo de Pesquisa.Esta obra tem o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores, mestrandos e doutorandos, do Programa de pósgraduação de ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e do Programa de pós-graduação em Educação (PPGE), ligados à Formação de Professores e Ensino de Ciências. Os referidos pesquisadores realizaram estudos sobre a Alfabetização Cientifica e o Ensino por Investigação no âmbito de processos de ensino e aprendizagem voltados para os anos iniciais do ensino fundamental.Para tanto, o leitor encontrará nos capítulos apresentados discussões e sugestões de sequência de ensino de Ciências em uma abordagem investigativa, com base teóricas na Alfabetização Cientifica e nos processos de Ensino e Aprendizagem. Os textos, mesmo sendo resultados de estudos e pesquisas, se voltam para proporcionar aos professores dos Anos Iniciais, que estejam em formação inicial ou continuada, uma forma de aprofundar os conhecimentos sobre tal temática, além de tornar mais extenso o rol do conhecimento, da compreensão e estratégias de ensino, voltado para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais.A estrutura da exposição das pesquisas seguirá uma orientação que permitirá que o leitor, ao ler, obtenha um direcionamento sobre o objeto em estudo da questão. Dessa forma, a seguir, à apresentação da organização do livro, acompanha um breve resumo sobre as pesquisas desenvolvidas pelos autores, apresentadas a seguir.No capítulo “Alfabetização Científica e a Base Nacional Comum Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, os autores Rosemeire da Silva Dantas Oliveira e Elton Casado Fireman – 12 – apresentam as bases teóricas que fundamentam a Alfabetização Científica, baseados em teóricos como Lorenzetti e Delizoicov (2001), Chassot (2003), Sasseron e Carvalho (2008; 2011), Carvalho et al.(2013), Pizarro e Lopes Júnior (2015). Nesse texto o objetivo é discutir sobre a alfabetização científica e os documentos legais no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental como uma área pertinente para escola e sociedade. No capítulo “Ensino de Ciências por Investigação:Apontamentos necessários ao planejamento de sequências didáticas investigativas (SEI)”, a autora Liliane de Oliveira Brito e o autor Elton Casado Fireman discutem o ensino por investigação, aspectos relativos à origem, à proposição e à implementação de atividades investigativas dentro da sala de aula. O texto evidência as etapas para construção da SEI, dentro de uma relação em ensino-aprendizagem com o conhecimento científico e alguns aspectos gerais da didática.No capítulo “A presença dos Indicadores de Alfabetização Cientifica nos livros didáticos a partir do tema Água”, os autores Abraão Felipe Santos de Oliveira, Elton Casado Fireman e Monique Gabriella ngelo discutem, nas páginas do seu texto, o que são os Indicadores de Alfabetização Científica e como eles podem ser percebidos nos livros didáticos de ciências e ciências humanas e da natureza dos anos iniciais, realizando algumas considerações sobre as suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem em ciências. No capítulo “Atividade Investigativa na Escola: Contribuições para a Alfabetização Científica nos Anos Iniciais”, os autores Tamiris de Almeida Silva, Silvana Paulina de Souza e Elton Casado Fireman discutem a importância de um ensino de Ciências direcionado à Alfabetização Científica dos estudantes, desde os primeiros anos escolares da criança. O texto tem por objetivo apresentar as contribuições de análise em uma atividade investigativa para a Alfabetização Científica de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, direcionada ao tema arco-íris.– 13 – No capítulo “Investigando o Fenômeno Magnetismo: uma forma de ensinar e aprender física nos anos iniciais do ensino fundamental”, os autores Elian Silva Lopes, Elian Sandra Alves de Araújo e Elton Casado Fireman apresentam uma abordagem do Ensino por Investigação como estratégia metodológica na perspectiva da Alfabetização Cientifica para os anos iniciais. O texto tem por objetivo contribuir com as práticas dos professores no Ensino de Ciências Naturais, apresentando uma SEI sobre o fenômeno do Magnetismo para alunos do 4° ano do ensino fundamental. No capítulo “Para gostar é preciso conhecer: estratégia didática para o ensino de Botânica”. Os autores Alexandre Rodrigues da Conceição e Elton Casado Fireman, discorrem sobre o ensino de botânica na perspectiva do Ensino por Investigação nos Anos Iniciais. Discutindo sobre o reconhecimento e importância de estudar as plantas. O texto apresenta uma SEI com objetivo de contribuir para que os professores dos anos iniciais tenham uma nova visão sobre as plantas que os cercam, superando as dificuldades em propor atividades no ensino de Botânica com o conhecimento das plantas e possibilidades de trabalhá-las de maneiras diferentes através de uma sequência de ensino que vai além dos conhecimentos apresentados nos livros didáticos. O trabalho tem como objetivo de promover uma alfabetização cientifica, tornando os sujeitos ativos na construção do conhecimento. No artigo “Sequência de Ensino Investigativa para o Ensino de Eletricidade: repensando estratégias nos Anos Iniciais para a formação de professores”, os autores Lidiany Bezerra Silva de Azevêdo e Elton Casado Fireman discutem o Ensino por Investigação como uma estratégia para se alcançar a Alfabetização Cientifica nos anos iniciais, além de apresentar possibilidades de ensino que estão ao alcance dos professores em sala de aula. O texto leva em consideração os resultados de uma pesquisa sobre a concepção e explicações cientificas das crianças de uma turma de 5° ano do ensino fundamental para o tema “eletricidade”, através de sequência de ensino investigativa, embasados nos indicadores da alfabetização científicos propostos por autores como Sasseron e Carvalho (2008). Oferece-lhes oportunidades para que eles possam desde cedo exercitar a curiosidade, o raciocínio e a capacidade de propor hipóteses. No capítulo “O Mistério das Bolhas de Sabão: uma estratégia para a construção do conhecimento”, os autores Tatiane Hilário de Lira e Elton Casado Fireman apresentam o Ensino por Investigação como uma estratégia capaz de estimular os alunos na construção de um conhecimento significativo. O texto propõe uma Sequência de Ensino por Investigação- SEI, para alunos do 1°ano do ensino fundamental, partindo do problema inicial (É possível formar bolhas de sabão quadradas e triangulares?), discorrendo pelas bases teóricas das ideias básicas de Piaget (1976, 1981), sobre Adaptação, Assimilação e Acomodação, Carvalho (1998, 2006 e 2013) e Zompero (2010). Com esse repertório o leitor terá uma abrangente produção sobre estratégias para a promoção da Alfabetização Cientifica através do Ensino por Investigação, aprofundamentos teóricos e práticos que podem levar os professores tanto na formação iniciada, quanto na formação continuada, a conduzir a perspectiva de ensino, aprofundando no conhecimento científico dos alunos em sala de aula. Ressaltando que o propósito desta obra é levar os professores dos anos iniciais a refletirem sobre suas práticas de ensino em sala de aula, ajudando-o a elaborar seus planos de aula em uma perspectiva que promova o conhecimento científico do aluno e não a reproduzir as propostas aqui apresentadas. Nesse sentido, convido você, professor(a) e demais interessados no Ensino de Ciências, a trilharmos juntos um caminho rodeado de possibilidades de ensino e aprendizagem de maneira diferenciada, partindo para um conhecimento além dos livros didáticos.
Palavras-chave: Alfabetização
Conhecimento.
Formação
Ensino fundamental
Escola
Literacy
Knowledge
Training
Elementary education
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
Citação: LIRA, Tatiane Hilário de ; FIREMAN, Elton Casado (org.). Ensino de Ciências para os Anos Iniciais: Teorias e Práticas. Maceió: Editora Olyver, 2021.E-book "174 p.". ISBN: 978-65-81450-91-6. Disponível em: http://www.editoraolyver.org
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: Disponível em: http://www.editoraolyver.org
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9738
Data do documento: 2021
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