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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9699
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Design da experiência da aprendizagem de ciências: estudo de caso do 8º ano da escola estadual Teotônio Vilela |
Autor(es): | Brandão, Wemilly Silva Soares |
Primeiro Orientador: | Sampaio, Thaisa Francis César |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miranda, Eva Rolim |
metadata.dc.contributor.referee2: | Neves, Aline da Silva Oliveira |
Resumo: | O modelo de ensino tradicional segue com predominância em grande parte das escolas brasileiras, deixando de lado o ensino centrado na aprendizagem do aluno. Para a escola é inerente que cada indivíduo que adentre ao mundo da educação se torne cidadão apto para desenvolver atividades de trabalho e estudo aprofundado. Um bom rendimento de aprendizagem depende de práticas de ensino que invistam em recursos inovadores e de diversas formas, pois estes têm capacidade de tornar o meio de fixação de conteúdos em aprendizagem fundamentada. Para isto, o professor deve constantemente se atualizar buscando priorizar os processos de ensino com uma forma inovadora e aprimorada. O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo e as condições globais de aprendizagem de uma turma de ensino fundamental do 8º ano na disciplina de ciências, da Escola Estadual Teotônio Vilela, Maceió, Alagoas. O método de pesquisa foi baseado em Design Thinking voltado aos processos educacionais, que foi aplicado em quatro etapas. Os resultados encontrados foram: o conhecimento de gostos e interesses dos estudantes, compreendendo como os estudantes interagem durante as aulas de ciências. Notou-se que os estudantes interagiram positivamente com conteúdos aplicados em forma de jogos, sejam digitais ou manuais. Esse tipo de alternativa fez com que eles almejassem a vitória, e ao mesmo tempo aprendessem com satisfação os conteúdos durante o ano letivo. A partir desse reconhecimento, foi possível contribuir com o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro com 60 cartelas contendo 15 dicas cada, sobre os elementos dos sistemas do corpo humano. A medida que acertos são alcançados, o jogador avança para a linha de chegada. |
Abstract: | The traditional teaching model predominates in most Brazilian schools, leaving aside teaching centered on student learning. It is inherent to the school that each individual who enters the world of education becomes a capable citizen to develop work activities and in-depth study. A good learning performance depends on teaching practices that invest in innovative resources and different ways, as these can turn the means of fixing content into grounded learning. For this, the teacher must constantly update himself seeking to prioritize the teaching processes in an innovative and improved way. The present work aims to study the learning process and conditions of the 8th grade of the elementary school, in the science discipline, of the Teotônio Vilela State School. The research method was based on Design Thinking aimed at educational processes, which was applied in four stages. The results found were: knowledge of students' tastes and interests, understanding how students interact during science classes. It was noted that students interacted positively with content applied in the form of games, whether digital or manual. This type of alternative made them aim for victory, while at the same time learning with satisfaction the contents during the school year. From this recognition, it was possible to contribute to the development of a board game with 60 cards containing 15 tips each, about the elements of the human body systems. As hits are achieved, the player advances to the finish line. |
Palavras-chave: | Experiência da aprendizagem ciências Learning experience design thinking science learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Design |
Citação: | BRANDÃO, Wemilly Silva Soares. Design da experiência da aprendizagem de ciências: estudo de caso do 8º ano da escola estadual Teotônio Vilela. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9699 |
Data do documento: | 22-mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU |
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