00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vera Lucia Pontes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6719261272234040pt_BR
dc.creatorTimóteo, Érica Santos da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2941819080978633pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T22:13:48Z-
dc.date.available2022-09-06-
dc.date.available2022-09-06T22:13:48Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.citationTIMÓTEO, Érica Santos da Silva. Produção intertextual nas aulas de geografia com intermédio do whatsapp. 2020. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9645-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação (TIC)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleProdução intertextual nas aulas de geografia com intermédio do whatsapppt_BR
dc.title.alternativeIntertextual production at geography classes with whatsapp interventionpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoCada vez mais o processo de evolução tecnológica vem invadido o cotidiano social e causando significativas mudanças nos hábitos da população, assim a escola precisa incluir tais mudanças em seu programa escolar para que os alunos possam utilizar essas TIC de forma produtiva, principalmente na disciplina de Geografia tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos. O objetivo geral desse estudo foi investigar a intertextualidade através da produção textual, selecionando dez alunos da turma do 8o ano de uma escola estadual situada no bairro Santos Dumont, Maceió-AL. Buscando incentivar os alunos para a leitura e escrita de novos textos a partir de outros existentes, como sites, reportagens e vídeos do Youtube, contribuindo para que apresentassem resultados sobre a compreensão e a relação dos tais textos com o cotidiano vivido pelo aluno utilizando o Whatsapp como ferramenta mediadora nesse processo de aprendizagem. Assim, o aplicativo do Whatsapp pode ser utilizado como um aliado e importante mecanismo para a construção do conhecimento e para a formação do sujeito ético, crítico e problematizador diante de sua realidade. Dessa forma, foi possível comprovar que os alunos conseguem relacionar diversos textos com a sua realidade, se sentido parte integrante desse meio social, onde 80% dos alunos conseguiu responder através da sua produção textual os critérios impostos para a avaliação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção intertextual nas aulas de geografia com intermédio do whatsapp.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.