00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sarmento, Thaisa Francis César Sampaio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829747399228061pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Juliana de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0520168792564052pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Maiana Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5291656435162353pt_BR
dc.creatorAraújo, Wilana Kerolayne Venâncio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502545026550483pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T20:57:08Z-
dc.date.available2022-06-10-
dc.date.available2022-09-06T20:57:08Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationARAÚJO, Wilana Kerolayne Venâncio de. Aplicação da MEAC em uma escola de educação infantil em Maceió: estudo de caso da CMEI Presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves. 2022. 127 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Graduação em Design, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9641-
dc.description.abstractThe present work of Course Conclusion deals with the application of MEAC - Ergonomic Methodology for the Built Environment (VILLAROUCO, 2007, 2011, 2018) in a kindergarten school in Maceió - AL. The focus of this TCC is to observe and analyze the physical spaces of the school where activities and interactions of children, teachers and others involved for their learning and development take place. Analyzing the environments in order to verify the ergonomic conditions of the environments intended for children from 04 to 05 years old at CMEI Presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves, and how they can be used as a support tool for learning, collaborating with the approach of teaching adopted by the institution. Discussing topics such as school and children, the relationship of interior design with the functions that the early childhood school plays, the influence of environments on the learning and development of school users, and behavior and uses of environments by them. This is a study developed through a descriptive and exploratory methodology, being an applied research, a case study was carried out in the CMEI mentioned here. The data obtained through the analysis and understanding of the users' environmental perception, showed mainly the users' desire for a more pleasant environment in terms of thermal and acoustic comfort, as well as interventions in some environments used by children. Based on all the needs presented and on the analysis of the built environment, an ergonomic diagnosis and a list of guidelines for improvements to the space were prepared.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign de Interiorespt_BR
dc.subjectErgonomia do ambiente construídopt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectMEACpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectInterior Designpt_BR
dc.subjectErgonomics of the built environmentpt_BR
dc.subjectLearning environmentpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleAplicação da MEAC em uma escola de educação infantil em Maceió: estudo de caso da CMEI Presidente Francisco de Paula Rodrigues Alvespt_BR
dc.title.alternativeApplication of MEAC in a school of child education in Maceió: case study of CMEI President Francisco de Paula Rodrigues Alvespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de Conclusão de Curso trata sobre a aplicação da MEAC - Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído (VILLAROUCO, 2007, 2011,2018) em uma escola do ensino infantil de Maceió - AL. O foco deste TCC é observar e analisar os espaços físicos da escola onde acontecem atividades e interações das crianças, professores e demais envolvidos para a sua aprendizagem e desenvolvimento. Analisando os ambientes a fim de verificar as condições ergonômicas dos ambientes destinados à crianças de 04 à 05 anos de idade do CMEI Presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves, e como eles podem ser usados como ferramenta de apoio para a aprendizagem, colaborando com a abordagem de ensino adotada pela instituição. Discorrendo temas como a escola e a criança, a relação do design de interiores com as funções que a escola de educação infantil desempenha, a influência dos ambientes na aprendizagem e desenvolvimento dos usuários da escola, e comportamento e usos dos ambientes pelos mesmos. Trata-se de um estudo desenvolvido através de uma metodologia de caráter descritivo e exploratório, sendo uma pesquisa aplicada, foi realizado um estudo de caso no CMEI aqui citado. Os dados obtidos através das análises e entendimento da percepção ambiental dos usuários, mostraram principalmente o desejo dos usuários por um ambiente mais agradável em termos de conforto térmico e acústico, como também intervenções em alguns ambientes de uso das crianças. Baseando-se em todas as necessidades apresentadas e nas análises do ambiente construído, foi elaborado o diagnóstico ergonômico e uma lista de diretrizes de melhorias para o espaço.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.