00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Enegrecendo suas estantes” o modismo de acadêmicas(os) brancas(os) no movimento antirracista: experiência da formação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): “Blackening your shelves” the fad of white academics in the anti-racist movement: experience of training in Psychology at the Federal University of Alagoas
Autor(es): Silva, Yasmin Maciane da
Primeiro Orientador: Mesquita, Marcos Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Hüning, Simone Maria
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir sobre as posturas adotadas por acadêmicas(os) brancas(os) autodeclaradas(os) antirracistas frente a episódios de tensões raciais nos espaços institucionais de ensino. Uma escrita assentada em narrativas autobiográficas que questiona os mecanismos de poder que sustenta os privilégios sociais da branquitude, permitindo a captura de conceitos, corpos e histórias de povos não brancos através de discursos politicamente implicados e do que aqui chamarei de antirracismo cordial. Procurando formas únicas de caminhar pela academia, assumindo as precariedades de nossa formação, defenderei a deseducação como política de ensino em busca da liberdade. Este trabalho, portanto, abre espaço para refletimos sobre os processos de objetificação dos corpos racializados pela academia, apontando para a necessidade de comprometimento ético e político para construção de uma formação efetivamente antirracista.
Abstract: This article aims to discuss the postures adopted by white academics who are selfdeclared anti-racist in the face of episodes of racial tensions in institutional teaching spaces. A writing based on autobiographical narratives that questions the mechanisms of power that sustain the social privileges of whiteness, allowing the capture of concepts, bodies and stories of non-white people through politically implicated discourses and what I will call here cordial anti-racism. Looking for unique ways to walk through the academy, assuming the precariousness of our training, I will defend miseducation as a teaching policy in search of freedom. This work, therefore, opens space for us to reflect on the processes of objectification of racialized bodies by the academy, pointing to the need for ethical and political commitment to build an effectively anti-racist training.
Palavras-chave: Racismo
Antirracismo
Branquitude
Psicologia
Formação
Racism
Anti-racism
Whiteness
Psychology
Formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: SILVA, Yasmin Maciane da. “Enegrecendo suas estantes” o modismo de acadêmicas(os) brancas(os) no movimento antirracista: experiência da formação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas,. Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9617
Data do documento: 4-fev-2022
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