00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nível de aptidão física relacionada à saúde: escola pública e escola privada
Título(s) alternativo(s): Health-related fitness level: public school and private school
Autor(es): Silva, Yasllan Moura Gonçalves da
Primeiro Orientador: Silva, Maria Elizabete de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Alisson Henrique Marinho de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Luiz Rodrigo Augustemak de
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Enaiane Cristina
Resumo: A aptidão física é amplamente estudada na literatura, visto que ela está interligada com a manutenção e promoção da saúde. Ela é vista sob duas perspectivas, saúde e desempenho motor. O objetivo deste trabalho foi analisar os níveis de aptidão física relacionada à saúde em escolares de duas escolas (pública e privada) do município de Maceió. Para tanto, foram analisadas as variáveis antropométricas (idade, altura, massa corporal e IMC) e variáveis da aptidão física relacionadas à saúde (resistência abdominal, flexibilidade e resistência cardiorrespiratória), através do protocolo Proesp- BR, os participantes do estudo foram compostos de 45 alunos de ambos os sexos, (masculino=23 e feminino=22) com idades entre 14 a 19 anos pertencentes ao primeiro ano do ensino médio. Os resultados mostraram que os meninos da escola privada apresentaram melhores valores médios de resistência cardiorrespiratória (p=0,001) quando comparados aos da escola pública. Em relação ao sexo, no geral, os meninos apresentaram valores médios mais elevados de IMC (masculino=22,0 ± 3,95, Feminino = 21,6 ± 3,09, p=0,829), maior resistência cardiorrespiratória (Masculino = 1103 ± 320m, Feminino = 663 ± 119m, p = 0,001) e número de abdominais (Masculino = 36,8 ± 8,53, Feminino = 25,4 ± 7,46, p = 0,001) em relação às meninas. Não houve diferença entre as meninas da escola pública e privada. Podemos concluir que, em relação à aptidão física relacionada à saúde, a escola privada apresentou melhores resultados na variável aptidão cardiorrespiratória. Este resultado ocorreu muito provavelmente pela melhor infraestrutura das escolas privadas ou pela oportunidade de acesso a ambientes para a prática de atividades físicas fora do ambiente escolar que os alunos da escola privada provavelmente possuem. Foi possível concluir também que os meninos apresentaram melhores resultados que as meninas em duas variáveis: força e resistência muscular localizada e resistência cardiorrespiratória.
Abstract: Physical fitness is widely studied in the literature, since it is linked to the maintenance and promotion of health. It is seen from two perspectives, health and motor performance. The objective of this work was to analyze the levels of physical fitness related to health in students from two schools (public and private) in the city of Maceió. To do so, anthropometric variables (age, height, body mass and BMI) and health- related physical fitness variables (abdominal resistance, flexibility and cardiorespiratory resistance) were analyzed using the Proesp-BR protocol, the study participants were composed of 45 students of both sexes, (male = 23 and female = 22) aged between 14 and 19 years old belonging to the first year of high school. The results showed that boys from the private school had better mean values of cardiorespiratory resistance (p = 0.001) when compared to those from the public school. In relation to gender, in general, boys had higher mean values of BMI (male = 22.0 ± 3.95, Female = 21.6 ± 3.09, p = 0.829), greater cardiorespiratory resistance (Male = 1103 ± 320m, Female = 663 ± 119m, p = 0.001) and number of sit-ups (Male = 36.8 ± 8.53, Female = 25.4 ± 7.46, p = 0.001) in relation to girls. There was no difference between girls from public and private schools. We can conclude that, in relation to health-related physical fitness, the private school showed better results in the cardiorespiratory fitness variable. This result was most likely due to the better infrastructure of private schools or the opportunity to access environments for the practice of physical activities outside the school environment that students from the private school probably have. It was also possible to conclude that boys showed better results than girls in two variables: strength and localized muscular resistance and cardiorespiratory resistance.
Palavras-chave: Aptidão física
Escola pública
Escola privada
Educação física
Physical fitness
Private school
Public school
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, Yasllan Moura Gonçalves da. Nível de aptidão física relacionada à saúde: escola pública e escola privada. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9600
Data do documento: 10-dez-2020
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