00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9599
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A tendência antissocial: reflexões Winnicottianas sobre o filme “Gênio Indomável”
Título(s) alternativo(s): Antisocial tendency: Winnicott’s’ reflections on the film “Good will hunting”
Autor(es): Santos, Beatriz Ferreira dos
Primeiro Orientador: Leitão, Heliane de Almeida Lins
metadata.dc.contributor.referee1: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir as contribuições de D. W. Winnicott para a compreensão da tendência antissocial, tomando como ilustração o caso apresentado no filme “Gênio Indomável” (EUA, 1997). Winnicott compreende que a tendência antissocial tem sua raiz numa falha ambiental na infância, quando a criança sofre a deprivação, ou seja, a perda de algo importante, que era positivo em seu desenvolvimento. O filme “Gênio Indomável” retrata a história de Will, um adolescente órfão que tem um grande talento para matemática, descoberto por um professor de uma renomada universidade americana. Contudo, o jovem apresenta comportamentos agressivos e infratores, manifestados de diferentes maneiras no ambiente social. A partir dos conceitos de Winnicott, foi realizada a análise de conteúdo do filme, buscando ilustrar a tendência antissocial, suas origens e possibilidades de tratamento. Observa-se na história de Will a deprivação inicial, pela perda de seus pais na infância e na falha ambiental sofrida na família substituta, onde sofreu violência. A tendência antissocial, pode ser entendida como um sinal de esperança, na forma inconsciente de Will reivindicar o cuidado do ambiente. Na relação de sustentação emocional (holding) estabelecida com o terapeuta, Will encontra a possibilidade de restauração da confiança no ambiente e a elaboração das perdas infantis. A responsabilidade e possibilidades da sociedade no cuidado e assistência a crianças e jovens que apresentam tendência antissocial são discutidas, pensando-a como um espaço, para além da família, ativamente buscado por essas crianças e adolescentes.
Palavras-chave: Deprivação
Tendência antissocial
Winnicott
Filme
Deprivation.
Antisocial tendency
Film
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: SANTOS, Beatriz Ferreira dos. A tendência antissocial: reflexões Winnicottianas sobre o filme “Gênio Indomável”. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9599
Data do documento: 31-jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A tendência antissocial: reflexões Winnicottianas sobre o filme “Gênio Indomável”.pdf685.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.