06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do discurso sobre a laicidade (não) presente nos cenários educacionais e sociais no Brasil
Autor(es): Shameer, Tháles Henrique Barbosa
Primeiro Orientador: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fabia Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jéssica dos
Resumo: As discussões em torno do Estado Laico que ganharam força nos espaços midiáticos e cotidianos no período pós-regime militar ainda se mostram fracas quando se compara a força de grupos políticos partidários neoliberais que reafirmam a necessidade de se haver um Ensino Religioso de vertente cristã. Diante dessa observação, este trabalho tem como objetivo principal analisar a Posição-Sujeito do discurso do então Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro em entrevista dada ao canal TV Menorah no ano de 2017. Na ocasião, o referido político abordou a questão do Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil. Para desenvolver este estudo, amparamo-nos no dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux (1969) e Eni Orlandi (2012). As contribuições de Domingos (2009), Cunha (2017) e Cury (2018) fomentaram as discussões em torno do Estado Laico e o Ensino Religioso no espaço escolar que, conforme indicam as análises, deveria aparecer como espaço de diversidade religiosa.
Abstract: Discussions around the Secular State gained strength in the media and everyday spaces in the post-military regime period and are still weak when compared to the strength of neoliberal partisan political groups that reaffirm the need for a Christian Religious Education. Therefore, this article intends to analyze the Subject-Position of the discourse of the Federal Congressman Jair Messias Bolsonaro in an interview given to the TV channel Menorah in 2017. On that occasion, the politician addressed the issue of Religious Education in Brazil's public schools. To develop this study, we used the theoretical-analytical device of Discourse Analysis proposed by Michel Pêcheux (1969) and Eni Orlandi (2012). The contributions of Domingos (2009), Cunha (2017) and Cury (2018) promoted the discussions around the Secular State and Religious Teaching in the school space as indicated by the analyses that should appear as a space of religious diversity.
Palavras-chave: Análise do discurso
Ensino religioso
Laicidade
Educação
Estado
Brasil
Discourse Analysis
Secular State
Public Education
Religious Teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SHAMEER, Tháles Henrique Barbosa. Análise do discurso sobre a laicidade (não) presente nos cenários educacionais e sociais no Brasil. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9581
Data do documento: 5-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do discurso sobre a laicidade (não) presente nos cenários educacionais e sociais no Brasil.pdf742.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.