00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Júlio Cezar Gaudencio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.creatorBarros, Kássia Sybelli de Oliveira Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496925170026309pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T17:46:55Z-
dc.date.available2022-08-24-
dc.date.available2022-08-24T17:46:55Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARROS, Kássia Sybelli de Oliveira Gomes. Contribuições do programa de residência pedagógica para a formação inicial e continuada de professores de Sociologia. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9579-
dc.description.abstractThis work aims to problematize the Contributions from the Pedagogical Residency Program for the Initial and Continuing Education of Sociology Teachers. Highlighting its importance in the formative construction of students in Social Sciences at UFAL, considering the opportunities given by the Program that surpass those offered by the teacher training course in supervised internship activities, as well as the closer approximation of the university to the daily Basic Education, emphasizing also the help in the ongoing process of training teachers who were preceptors with the program. Therefore, I tried to bring the information divided into chapters to talk about initial and continuing teacher training, the place of the Program in Brazil, the Initial Formation in the Social Sciences course at UFAL and the Continuous Formation offered to some teachers who work in the discipline in Alagoas. To carry out the present study that resulted in this final course work, I used participant observation in schools, conducted research on official documents, and participated in the activities proposed by the PRP, in addition to bibliographic research. Studies of Nóvoa (2019), Oliveira; Barbosa (2013) and Mello (2000) were some references used as support in research. Thus, the result of the work signals for the importance of teacher training programs, that enable improvements in training of undergraduates and teachers from the state education system in Alagoas, from reflections and experiences provided, for actions and teaching practices promoted by the Pedagogical Residency in Sociology at UFAL.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Residencept_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleContribuições do programa de residência pedagógica para a formação inicial e continuada de professores de Sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa problematizar as Contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Sociologia. Destacando sua importância na construção formativa dos discentes em Ciências Sociais da UFAL, considerando as oportunidades dadas pelo Programa que superam aquelas ofertadas pelo curso de formação de professores nas atividades dos estágios supervisionados, bem como a maior aproximação da universidade com o cotidiano da Educação Básica, enfatizando ainda o auxílio no processo continuo de formação dos professores que foram preceptores junto ao programa. Para tanto, busquei trazer as informações divididas em capítulos que falassem sobre a formação inicial e continuada de professores, o lugar do Programa no Brasil, a Formação Inicial no curso de Ciências Sociais da UFAL e a Formação Continuada ofertada a alguns professores que atuam na disciplina em Alagoas. Para a realização do presente estudo que resultou neste trabalho final de curso, fiz uso da observação participante nas escolas, realizei pesquisa em documentos oficiais e participei das atividades propostas pelo PRP, além de pesquisa bibliográfica. Os estudos de Nóvoa (2019), Oliveira; Barbosa (2013) e Mello (2000) foram algumas referências utilizadas como suporte na pesquisa. Sendo assim, o resultado do trabalho sinaliza para a importância de programas de formação docente, que possibilitam melhorias nas formações de licenciandos e professores da rede estadual de ensino em Alagoas, a partir de reflexões e experiências proporcionadas, por ações e práticas de ensino promovidas pelo Residência Pedagógica em Sociologia da UFAL.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.