00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090753549399751pt_BR
dc.contributor.referee1Gitaí, Daniel Leite Góes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6533097100060916pt_BR
dc.contributor.referee2Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794004314434608pt_BR
dc.creatorFreire, Laís Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698571693070888pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-23T01:33:01Z-
dc.date.available2022-08-22-
dc.date.available2022-08-23T01:33:01Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.citationFREIRE, Laís Rocha. Jogos recursos didáticos como recurso pedagógico no ensino de biologia. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9569-
dc.description.abstractAiming to understand the influence of didactic games as a pedagogical resource at Biology teaching, this study addresses the use of educational games as a pedagogical resource in the teaching of Biology and the contributions of this resource for students, as well as verifying the insertion of didactic games in the teaching practice. Faced with the challenges and limitations encountered by Biology teachers in high school, they feel the need to complement their practice to overcome the limitations of students when faced with very scientific terms and full of concepts characteristic of the discipline. Its insertion in the classroom will depend on the organization employed by the teacher and the objectives that the teacher intends to achieve with this resource. Through observations and with the use of the structured interview, it was possible to analyze the opinions about the use of didactic games according to the view of high school students and the teacher responsible for the discipline. The data obtained served to understand how the use of this resource in the pedagogical practice of Biology contributes to a satisfactory learning, complementing the explanation of the teacher, filling in the gaps found by this professional in relation to the students' learning, offering them motivating situations and moments of learning. interaction, a result that meets the theoretical framework that underlies this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicospt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectPedagogical resourcept_BR
dc.subjectDidactic strategypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleJogos recursos didáticos como recurso pedagógico no ensino de biologiapt_BR
dc.title.alternativeJogos recursos didáticos como recurso pedagógico no ensino de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoBuscando compreender qual a influência dos jogos didáticos como recurso pedagógico no ensino de Biologia, o presente estudo aborda a utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico no ensino de Biologia e as contribuições desse recurso para os estudantes, bem como verificar a possibilidade de inserção dos jogos didáticos na prática docente. Diante dos desafios e limitações encontrados pelos professores de Biologia no Ensino Médio, esses sentem a necessidade de complementar sua prática visando superar as limitações dos estudantes ao deparar-se com termos muito científicos e cheios de conceitos característicos da disciplina. Sua inserção em sala de aula vai depender da organização empregada pelo professor e dos objetivos que este pretende atingir com este recurso. Por meio de observações e com a utilização da entrevista estruturada foi possível analisar as opiniões sobre a utilização dos jogos didáticos segundo a visão dos estudantes do Ensino Médio e da professora responsável pela disciplina. Os dados obtidos serviram para compreender como o uso deste recurso na prática pedagógica de Biologia contribui para uma aprendizagem satisfatória, complementando a explicação do professor, preenchendo as lacunas encontradas por este profissional em relação ao aprendizado dos estudantes, oferecendo-lhes situações motivadoras e momentos de interação, resultado que vai ao encontro ao referencial teórico que embasa esta pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos recursos didáticos como recurso pedagógico no ensino de biologia.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.