06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torres, Manoel Geronimo Lino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0296711686185107pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jonhatan Magno Norte da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2512973251352782pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alline Thamyres Claudino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8987554293739551pt_BR
dc.contributor.referee3Torres, Manoel Gerônimo Lino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0296711686185107pt_BR
dc.creatorLima, Diego da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-18T15:49:14Z-
dc.date.available2022-08-18-
dc.date.available2022-08-18T15:49:14Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.citationLIMA, Diego da Silva. Teoria de resposta ao item aplicada a análise de evasão estudantil: estudo de caso de uma Universidade pública do estado de Alagoas. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9544-
dc.description.abstractIn view of the growing number of students dropping out of undergraduate engineering courses, the present work aims to identify the factors related to the causes of dropout of students from civil engineering and production engineering courses at a public university in the state of Alagoas, through the development of a scale based on factor analysis and item response theory. Therefore, a questionnaire was applied, obtaining 84 samples, in which the profile of the respondents was traced and thus making the analysis of dimensionality through the questions that dealt with the evasion factor, being able to visualize its unidimensionality and through that, the Factor Analysis, identifying items with factor loading indices and adequate commonality. Then, the item response theory was applied to assess the quality of the information generated for analysis of the dropout factor and generate a scale of students' dropout levels. The generated scale had eight levels, in which it was possible to identify different patterns of responses that indicated the chance of students dropping out. It was concluded that there is a considerable dropout rate, in which a large percentage is divided between low, considerable and medium levels, showing that it is important to have some actions that can prevent these students from reaching more aggravating levels over time and lead to dropout. of your course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia da Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria de resposta ao ítempt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.subjectGraduação em Engenhariapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectUniversidade Públicapt_BR
dc.subjectSchool Dropoutpt_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectItem response theorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleTeoria de resposta ao item aplicada a análise de evasão estudantil: estudo de caso de uma Universidade pública do estado de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista o crescente número de evasão de alunos dos cursos de graduação em engenharia, o presente trabalho tem como objetivo a identificação dos fatores relacionados as causas de evasão dos discentes dos cursos de engenharia civil e engenharia de produção de uma universidade pública do estado de Alagoas, através do desenvolvimento de uma escala a partir da análise fatorial e da teoria de resposta ao item. Sendo assim, foi aplicado um questionário, obtendo-se 84 amostras, no qual foi traçado o perfil dos respondentes e assim fazendo a análise da dimensionalidade através das questões que tratavam do fator evasão, podendo visualizar sua unidimensionalidade e por meio disso, foi realizada a Análise Fatorial, identificando os itens com índices de carga fatorial e a comunalidade adequada. Em seguida foi aplicada a teoria de resposta ao item para avaliar a qualidade das informações geradas para análise do fator de evasão e gerar uma escala dos níveis de evasão dos alunos. A escala gerada apresentou oito níveis, no qual foi possível identificar diferentes padrões de respostas que indicavam a chance de evasão dos discentes. Concluiu-se que há uma taxa de evasão considerável, em que grande porcentagem se divide entre níveis baixos, consideráveis e médios, mostrando assim que é importante ter algumas ações que possam evitar que esses alunos atinjam níveis mais agravantes com o tempo e levar ao abandono de seu curso.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.