00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9540
Tipo: Dissertação
Título: A utilização de jogos - (Quiz) de física como ferramenta de ensino de conceitos e fórmulas de cinemática
Título(s) alternativo(s): The use of physics games - (quiz) as a tool for teaching kinematics concepts and formulas
Autor(es): Alencar, Eliane dos Santos
Primeiro Orientador: Lima, Rodrigo de Paula Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos Filho, Jenner Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Joaquim Teixeira
Resumo: O presente trabalho apresenta como fundamentação teórica no ensino de Física a elaboração e aplicação de uma proposta didática na área de Cinemática. A escolha do tema se deu ao analisar que muitos alunos não conseguem internalizar os conteúdos deste tópico, em relação ao qual estes apresentam inúmeras lacunas. A partir desta constatação buscamos novos meios pedagógicos para auxiliar o professor na aprendizagem significativa de seus alunos. Nesta perspectiva, o presente trabalho agrega o lúdico como ferramenta de ensino em sala de aula, proporcionando uma união entre o divertimento e o aprendizado de conceitos e fórmulas de Cinemática. A pesquisa parte do pressuposto que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem. Como pilar teórico desta pesquisa foi utilizada a teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Os resultados mostraram que a aplicação dos produtos educacionais facilitaram a assimilação dos assuntos abordados, proporcionando ambiente prazeroso no processo de ensino-aprendizagem dos discentes.
Abstract: This work presents as theoretical foundation in the teaching of Physics the elaboration and application of a didactic proposal in the area of Kinematics. The theme’s choice was made by analyzing that many students fail to internalize the contents of this topic, in relation to which they have numerous gaps. From this finding we seek new pedagogical means to assist the teacher in the significant learning of his/her students. In this perspective, the present work aggregates the ludic as teaching tool in the classroom, providing a union between the fun and the learning of Kinematics concepts and formulas. The research ussumes that the student is the protagonist of their learning process. As a theoretical pillar of this research, David Ausubel’s theory of Meaningful Learning was used. The results showed that the application of educational products facilitated the assimilation of the subject addressed, providing a pleasant environment in the teaching-learning process of the students.
Palavras-chave: Ensino de Física
Lúdico
Aprendizagem Significativa
Physics education
Ludic
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: ALENCAR, Eliane dos Santos. A utilização de jogos - (Quiz) de física como ferramenta de ensino de conceitos e fórmulas de cinemática. 2022. 122f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9540
Data do documento: 27-ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização de jogos - (Quiz) de física como ferramenta de ensino de conceitos e fórmulas de cinemática.pdf5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.