00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9537
Tipo: Dissertação
Título: O gênero discursivo redação de vestibular em sala de aula: as armadilhas da escrita e as (indis)posições do sujeito
Título(s) alternativo(s): The discursive genre writting college entrance in class: the pitfall of writing and (indis) positions of the subject
Autor(es): Freire, José Adailton Cortez
Primeiro Orientador: Ribeiro, Nadja Naira Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Faria, Núbia Rabelo Bakker
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Adna de Almeida
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção textual de alunos do 3o ano do Ensino Médio, da escola noturna, no que se refere ao gênero discursivo redação de vestibular, procurando refletir, a partir das situações forjadas em sala de aula, sobre os movimentos impressos nas escritas dos alunos, que provocam diferentes (indis)posições nos sujeitos implicados nesta relação de ensino. Para tanto, foi importante destacar o entorno da pesquisa, ou seja, apresentar as características da escola noturna em questão, além de caracterizar os sujeitos participantes, inclusive o professor, que ora também se coloca na posição de pesquisador (na própria prática docente), o ambiente escolar e o contexto sociohistórico no qual os estudantes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica de natureza qualitativa – na abordagem estudo de caso, levando em conta as especificidades do Ensino Médio noturno desta instituição. As discussões teóricas das referidas análises, no que se refere à relação do sujeito/língua, foram sustentadas, principalmente, por Bakhtin (1999; 2006), Faraco (2009), Geraldi (1997; 2001), Larrosa (1999; 2004) e Carvalho (2001) – estudiosos que primam por uma concepção sócio-histórica dos sujeitos, na qual a dialogicidade é o lugar de inscrição na linguagem.
Abstract: This study aims to analyze the textual production of students of the third year of high school, the night school, with regard to gender discursive essay exam, seeking to reflect, from situations forged in the classroom, on the printed writings of students, causing different (indis)positions in the subjects involved in this relationship with education. Therefore, it was important to highlight the surroundings of the research, like characteristic of the night school in question, and characterize the participating subjects, including the teacher, who now also stands in the position of researcher (on own teaching practice), the school surroundings and the socio-historical context in which students are placed. From a methodological standpoint, this study is characterized as an empirical research of qualitative nature - the case study approach, taking into account the specificities of Evening high school this institution. Theoretical discussions of these analyzes, with regard to the ratio of subject / language are supported mainly by Bakhtin (1999, 2006), Faraco (2009), Geraldi (1997, 2001), Larrosa (1999, 2004) and Carvalho (2001) - scholars who excel in a socio-historical conception of the subject, in which dialogicity is registration place in the language.
Palavras-chave: Sujeito
Escola noturna
Linguagem
Ensino
Redação de vestibular
Subject
Night school
Language
Education
Writing college entrance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FREIRE, José Adailton Cortez. O gênero discursivo redação de vestibular em sala de aula: as armadilhas da escrita e as (indis)posições do sujeito. 2022. 1689 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9537
Data do documento: 14-out-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.