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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9537
Tipo: | Dissertação |
Título: | O gênero discursivo redação de vestibular em sala de aula: as armadilhas da escrita e as (indis)posições do sujeito |
Título(s) alternativo(s): | The discursive genre writting college entrance in class: the pitfall of writing and (indis) positions of the subject |
Autor(es): | Freire, José Adailton Cortez |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Nadja Naira Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee1: | Faria, Núbia Rabelo Bakker |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Adna de Almeida |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção textual de alunos do 3o ano do Ensino Médio, da escola noturna, no que se refere ao gênero discursivo redação de vestibular, procurando refletir, a partir das situações forjadas em sala de aula, sobre os movimentos impressos nas escritas dos alunos, que provocam diferentes (indis)posições nos sujeitos implicados nesta relação de ensino. Para tanto, foi importante destacar o entorno da pesquisa, ou seja, apresentar as características da escola noturna em questão, além de caracterizar os sujeitos participantes, inclusive o professor, que ora também se coloca na posição de pesquisador (na própria prática docente), o ambiente escolar e o contexto sociohistórico no qual os estudantes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica de natureza qualitativa – na abordagem estudo de caso, levando em conta as especificidades do Ensino Médio noturno desta instituição. As discussões teóricas das referidas análises, no que se refere à relação do sujeito/língua, foram sustentadas, principalmente, por Bakhtin (1999; 2006), Faraco (2009), Geraldi (1997; 2001), Larrosa (1999; 2004) e Carvalho (2001) – estudiosos que primam por uma concepção sócio-histórica dos sujeitos, na qual a dialogicidade é o lugar de inscrição na linguagem. |
Abstract: | This study aims to analyze the textual production of students of the third year of high school, the night school, with regard to gender discursive essay exam, seeking to reflect, from situations forged in the classroom, on the printed writings of students, causing different (indis)positions in the subjects involved in this relationship with education. Therefore, it was important to highlight the surroundings of the research, like characteristic of the night school in question, and characterize the participating subjects, including the teacher, who now also stands in the position of researcher (on own teaching practice), the school surroundings and the socio-historical context in which students are placed. From a methodological standpoint, this study is characterized as an empirical research of qualitative nature - the case study approach, taking into account the specificities of Evening high school this institution. Theoretical discussions of these analyzes, with regard to the ratio of subject / language are supported mainly by Bakhtin (1999, 2006), Faraco (2009), Geraldi (1997, 2001), Larrosa (1999, 2004) and Carvalho (2001) - scholars who excel in a socio-historical conception of the subject, in which dialogicity is registration place in the language. |
Palavras-chave: | Sujeito Escola noturna Linguagem Ensino Redação de vestibular Subject Night school Language Education Writing college entrance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FREIRE, José Adailton Cortez. O gênero discursivo redação de vestibular em sala de aula: as armadilhas da escrita e as (indis)posições do sujeito. 2022. 1689 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9537 |
Data do documento: | 14-out-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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O gênero discursivo de vestibular em sala de aula - as armadilhas da escrita e as (indis)posições do sujeito.pdf | 14.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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