Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9489
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2023086653714834 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Gilcicleide Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Bruno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6624094018664633 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Maria Mágda Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T19:56:26Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02 | - |
dc.date.available | 2022-08-03T19:56:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Mágda Muniz. Refletindo o uso de maquetes no ensino de Geografia. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal da Alagoas, Palmeira dos Índios, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9489 | - |
dc.description.abstract | This work aims to investigate, analyze and discuss the implications of the use of models in Geography classes, through the detailed construction of representations of the relief of the municipality of Coité do Nóia / AL. The empirical research was carried out with a total of 40 students from the 6th year of the José de Sena Filho Municipal School of Basic Education of that municipality. As theoretical contributions, we use the ideas and concepts of authors such as Ribeiro (2012); Oliveira and Malanski (2008); Santos (2015); Mussoi (2008); Fernandes et. al. (2018) and Peluso and Pagno (2015). As methodological procedures, we carry out bibliographic readings on the subject in question, visit to the school, dialogue with the class teacher, elaboration and making of the models on the relief of Coité do Nóia / AL. The results of this work demonstrate the effectiveness of the use of models in the teaching-learning process in Geography classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Recursos Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Maquetes | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | pt_BR |
dc.subject | Didactic resources | pt_BR |
dc.subject | Models | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | Refletindo o uso de maquetes no ensino de Geografia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar, analisar e discutir as implicações do uso de maquetes nas aulas de Geografia, por meio da construção detalhada de representações do relevo do munícipio de Coité do Nóia/AL. A pesquisa empírica foi realizada com um total de 40 alunos do 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica José de Sena Filho do referido município. Como aportes teóricos, utilizamos as ideias e conceitos de autores como Ribeiro (2012); Oliveira e Malanski (2008); Santos (2015); Mussoi (2008); Fernandes et. al. (2018) e Peluso e Pagno (2015). Como procedimentos metodológicos, realizamos leituras bibliográficas acerca do tema em questão, visita à escola, diálogo com a professora da turma, elaboração e confecção das maquetes sobre o relevo de Coité do Nóia/AL. Os resultados deste trabalho demonstram a eficácia do uso de maquetes no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Geografia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Refletindo o uso de maquetes no ensino de Geografia.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.