00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Gilcicleide Rodrigues-
dc.contributor.referee1Ferreira, Bruno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6624094018664633pt_BR
dc.creatorPereira, Maria Mágda Muniz-
dc.date.accessioned2022-08-03T19:56:26Z-
dc.date.available2022-08-02-
dc.date.available2022-08-03T19:56:26Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Mágda Muniz. Refletindo o uso de maquetes no ensino de Geografia. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal da Alagoas, Palmeira dos Índios, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9489-
dc.description.abstractThis work aims to investigate, analyze and discuss the implications of the use of models in Geography classes, through the detailed construction of representations of the relief of the municipality of Coité do Nóia / AL. The empirical research was carried out with a total of 40 students from the 6th year of the José de Sena Filho Municipal School of Basic Education of that municipality. As theoretical contributions, we use the ideas and concepts of authors such as Ribeiro (2012); Oliveira and Malanski (2008); Santos (2015); Mussoi (2008); Fernandes et. al. (2018) and Peluso and Pagno (2015). As methodological procedures, we carry out bibliographic readings on the subject in question, visit to the school, dialogue with the class teacher, elaboration and making of the models on the relief of Coité do Nóia / AL. The results of this work demonstrate the effectiveness of the use of models in the teaching-learning process in Geography classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.subjectMaquetespt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectModelspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleRefletindo o uso de maquetes no ensino de Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar, analisar e discutir as implicações do uso de maquetes nas aulas de Geografia, por meio da construção detalhada de representações do relevo do munícipio de Coité do Nóia/AL. A pesquisa empírica foi realizada com um total de 40 alunos do 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica José de Sena Filho do referido município. Como aportes teóricos, utilizamos as ideias e conceitos de autores como Ribeiro (2012); Oliveira e Malanski (2008); Santos (2015); Mussoi (2008); Fernandes et. al. (2018) e Peluso e Pagno (2015). Como procedimentos metodológicos, realizamos leituras bibliográficas acerca do tema em questão, visita à escola, diálogo com a professora da turma, elaboração e confecção das maquetes sobre o relevo de Coité do Nóia/AL. Os resultados deste trabalho demonstram a eficácia do uso de maquetes no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Geografia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Refletindo o uso de maquetes no ensino de Geografia.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.