00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9455
Tipo: Especialização
Título: Whatsapp como recurso didático nas aulas de ciências
Autor(es): Silva, Karla Priscila Barros da
Primeiro Orientador: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Adilson Rocha
Resumo: Com o avanço e a chegada das novas tecnologias, a escola pode ser um conjunto de espaços ricos e de aprendizagens muito significativas e prazerosas. As TIC inseridas na sala de aula, promove novos desafios e novas formas de aprendizagem, e em especial as tecnologias móveis como o celular. A rede social WhatsApp pode promover momentos de interações entre os alunos. A pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso do celular como estratégia de ensino nas aulas de ciências e como objetivos específicos investigar as redes sociais como um recurso didático e verificar a contribuição do uso do WhatsApp no processo de ensino. A abordagem foi qualitativa, a partir do relato de experiência. Os sujeitos foram os alunos dos 6o anos da Escola Estadual Rosalva Pereira Viana em Maceió -AL. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários e registro de observações sobre a importância da rede social WhatsApp como recurso didático. A rede social WhatsApp promoveu uma interação maior dos alunos no grupo e durante as aulas, não apenas para os alunos que participavam do grupo, mas para toda a turma, pois todas as palavras que eram colocadas no grupo foram discutidas nas aulas seguintes para que todos pudessem participar. A utilização das redes sociais pode ser muito importante para inovação das aulas. O professor poderá deixar de ser o transmissor para ser o mediador, no entanto observa-se que essa prática ainda é pouco utilizada pelos professores. É importante a continuação da utilização das TIC durante as aulas, pois proporcionou uma educação mais dinâmica, colaborando para uma atuação mais autônoma dos alunos.
Abstract: With the advance and arrival of new technologies, the school can be a set of rich spaces and very significant and pleasurable learning. TIC inserted in the classroom, promotes new challenges and new ways of learning, and especially mobile technologies such as cell phones. WhatsApp social network can promote moments of interactions between students. The research had as general objective to investigate the use of cell phones as a teaching strategy in science classes and as specific objectives to investigate social networks as a didactic resource and verify the contribution of the use of WhatsApp in the teaching process. The approach was qualitative, based on the experience report. The subjects were 6th-year students at the School Rosalva Pereira Viana in State in Maceió-AL. Data collection was performed by applying questionnaires and recording observations about the importance of the WhatsApp social network as a teaching resource. The WhatsApp social network promoted greater interaction of students in the group and during classes, not only for the students who participated in the group, but for the whole class, as all the words that were placed in the group were discussed in the following classes so that everyone could participate. The use of social media can be very important for classroom innovation. The teacher may no longer be the transmitter to be the mediator, however it is observed that this practice is still little used by teachers. It is important to continue using ICT during classes, as it provided a more dynamic education, contributing to a more autonomous performance of students.
Palavras-chave: TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Processo de ensino
Redes sociais
Social networks
Teaching process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: Silva, Karla Priscila Barros da. Whatsapp como recurso didático nas aulas de ciências. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9455
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Whatsapp como recurso nas aulas de ciências.pdf857.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.