00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9448
Tipo: Dissertação
Título: Visão integrada dos sistemas fisiológicos humanos utilizando práticas do ensino de ciências
Autor(es): Nicácio, Saulo Verçosa
Primeiro Orientador: Correia, Monica Dorigo
metadata.dc.contributor.referee1: Landell, Melissa Fontes
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Edma Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee3: Sovierzoski, Hilda Helena
Resumo: O conteúdo da disciplina de Ciências relacionado à fisiologia humana é geralmente dividido em grupos que representam sistemas distintos, levando o aluno à compreensão das funções de cada um deles. Porém, sugerindo que os sistemas fisiológicos humanos atuam de maneira particular sem realizar qualquer interação com outros sistemas e estruturas do corpo humano. Diante desta realidade, o objetivo da presente pesquisa foi utilizar metodologias de ensino, como aulas práticas e jogos educativos, visando promover o aprendizado significativo dos temas relacionados à fisiologia humana. Propõem então, estimular a capacidade de perceber e compreender a interação existente entre as estruturas responsáveis pelo funcionamento do corpo humano. Para isto foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, com a aplicação de seis questionários objetivos anônimos e distintos para alunos e professores do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Maceió/AL. A pesquisa ocorreu em três etapas distintas: a) coleta de dados para diagnóstico inicial, b) obtenção de informações referente ao conhecimento prévio dos alunos e ao conhecimento obtido após aulas teóricas e práticas, c) elaboração e avaliação de um produto educacional, visando facilitar a compreensão dos sistemas fisiológicos humanos de maneira integrada pelos alunos. A maioria dos alunos participantes apresentou dificuldades em relacionar as funções dos vários sistemas entre si e explicar as situações propostas nos questionários aplicados, tanto no diagnóstico inicial, quanto após a ministração das aulas teóricas e práticas. No entanto, após a utilização de uma ferramenta didática lúdica os resultados obtidos foram mais satisfatórios, uma vez que os alunos obtiveram melhor desempenho ao solucionar as questões abordadas no último questionário sobre as relações existentes entre os diferentes sistemas fisiológicos humanos. As metodologias que são comumente utilizadas por professores de Ciências para trabalhar as interações da fisiologia humana se mostraram mais eficazes quando houve o auxílio de ferramentas lúdicas, pedagógicas e interativas, que tornaram o processo de aprendizagem mais ativo e participativo.
Abstract: The content of the discipline of Sciences related to human physiology is generally divided into groups representing different systems, leading the student to understand the functions of each. However, suggesting that human physiological systems operate in a particular manner without performing any interaction with other systems and structures of the human body. Given this reality, the objective of this research was to use teaching methods, as practical lessons and educational games in order to promote meaningful learning issues related to human physiology. Propose then stimulate the ability to perceive and understand the interaction between the structures responsible for the functioning of the human body. For this, a qualitative and quantitative survey was conducted with the use of anonymous questionnaires six goals and different for students and teachers of the 8th year of elementary school at a public school in the city of Maceió / AL. The research took place in three distinct stages: a) data collection for initial diagnosis, b) obtaining information regarding the students' prior knowledge and knowledge obtained after theoretical and practical classes, c) development and evaluation of an educational product, to facilitate the understanding of human physiological systems in an integrated manner by the students. Most of the participating students had difficulties in relating the functions of the various systems to each other and explain the situations proposed in the questionnaires, both at initial diagnosis, and after the administration of the theoretical and practical classes. However, after use in a playful teaching tool the results were most satisfactory, since students performed better in resolving the issues raised in the last questionnaire on the relationship between the different human physiological systems. The methodologies that are commonly used by science teachers to work the interactions of human physiology have proven most effective when there was the aid of recreational, educational and interactive tools that have made the most active and participatory learning process.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação Científica
Jogos didáticos
Corpo humano
Aulas Práticas
Learning
Science education
Educational games
Human body
Practice Classes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: NICÁCIO, Saulo Verçosa. Visão integrada dos sistemas fisiológicos humanos utilizando práticas do ensino de ciências. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9448
Data do documento: 27-mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Visão integrada dos sistemas fisiológicos humanos utilizando práticas do ensino de ciências.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.