00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hermida, Camila do Carmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082032924167684pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Anderson Moreira Aristides dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0335447705890131pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Verônica Nascimento Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4398250179191454pt_BR
dc.creatorMazur, Abner Wendy Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4309964200015294pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-18T17:32:34Z-
dc.date.available2022-07-18-
dc.date.available2022-07-18T17:32:34Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.citationMAZUR, Abner Wendy Lopes. O setor de autopeças do Brasil sob a perspectiva das cadeias globais de valor no período de 2007 a 2020. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Economia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9427-
dc.description.abstractThis term paper carries out an exploratory study of the Brazilian auto parts industry in the light of Global Value Chains (GVCs) during the period 2007-2020. The general aim is to identify the main characteristics of the Brazilian auto parts sector and to measure the evolution of the production and trade of automotive vehicle parts in Brazil from the perspective of GVCs. To do so, it uses a theoretical and methodological framework called the GVC approach, which points out the elements of the microeconomic plan to carry out a sectoral analysis in the light of GVCs. It was identified that the automotive GVC consists of four stages: Design and development of vehicles; Parts and components/Modules manufacturing; and, Systems integration and final assembly. The intensification of GVCs allowed the consolidation of five types of companies in the automotive sector: automakers, large local suppliers, first-tier suppliers, second-tier and third-tier suppliers. The results showed that the Brazilian auto parts sector recovered its level of investment, revenue and market share shortly after the 2008 crisis, but the same did not occur from 2013 onwards. It is concluded that the country is inserted in a peripheral way in the world trade in auto parts, trading a large part of its production of parts and components with its Latin American neighbors, it is evident that the country has not followed the rhythm of substitution in the production of auto parts for the profile of hybrid and electric vehiclespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria de autopeçaspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectPartes e componentespt_BR
dc.subjectCadeias globais de valorpt_BR
dc.subjectAuto parts industrypt_BR
dc.subjectAutomotive industrypt_BR
dc.subjectParts and componentspt_BR
dc.subjectGlobal value chainspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleO setor de autopeças do Brasil sob a perspectiva das cadeias globais de valor no período de 2007 a 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho realiza um estudo exploratório da indústria de autopeças do Brasil à luz das Cadeias Globais de Valor (CGVs) durante o período 2007-2020. O objetivo geral é identificar as principais características do setor brasileiro de autopeças e mensurar a evolução da produção e comércio de peças de veículos automotores do Brasil sob a perspectiva das CGVs. Para tanto, utiliza-se de um referencial teórico metodológico denominado GVC approach, que aponta os elementos do plano microeconômico para a realização de uma análise setorial à luz das CGVs. Identificou-se que a CGV automotiva é constituída de quatro etapas: Design e desenvolvimento de veículos; Peças & componentes, Sistemas/Módulos de fabricação; e, Integração de sistemas e montagem final. A intensificação das CGVs permitiu a consolidação de cinco tipos de empresas no setor automotivo: montadoras, grandes fornecedores locais, fornecedores de primeiro nível, fornecedores de segunda linha e de terceiro nível. Os resultados apontaram que o setor de autopeças do Brasil recuperou seu nível de investimento, faturamento e market share brevemente após a crise de 2008, porém o mesmo não ocorreu a partir do ano de 2013. Conclui-se que o país está inserido de forma periférica no comércio mundial de autopeças, comercializando grande parte de sua produção de peças e componentes com seus vizinhos latino-americanos, evidencia-se que o país não seguiu o ritmo de substituição na produção de autopeças para o perfil de veículos híbridos e elétricos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.