00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9413
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino por investigação e o ensino de Biologia: possibilidades de aproximação com a natureza da Biologia
Autor(es): Santana, Ana Júlia Soares
Primeiro Orientador: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Nicácio, Saulo Verçosa
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre o Ensino por Investigação no Ensino de Biologia numa perspectiva de considerar a Natureza da Biologia na proposição de Sequências de Ensino Investigativo para contemplar um ensino que favoreça o envolvimento dos estudantes na Alfabetização Científica. Nesse sentido, o trabalho busca responder de quais formas o ensino por investigação, presente nas Sequências de Ensino Investigativas publicadas no portal de periódicos da Capes, em três eventos nacionais e em teses e dissertações, atendem as especificidades da Biologia? O objetivo geral é analisar a utilização da abordagem Ensino por Investigação como forma de aproximar a Natureza da Ciência Biologia ao seu ensino e os objetivos específicos: identificar as Sequências de Ensino Investigativo (SEI) de Biologia presentes na literatura analisada, analisar as concepções da natureza da Biologia nas SEI compreender as implicações das SEI de Biologia para a Alfabetização Científica e refletir sobre possibilidades que possam subsidiar o desenvolvimento do Ensino por Investigação no Ensino de Biologia. O trabalho perpassa por discussões acerca das características do Ensino de Biologia e Alfabetização científica como objetivo de ensino, a Natureza da Ciência e as especificidades da Biologia que a tornaram Ciência autônoma, e a relação entre o Ensino por Investigação na Biologia. Para responder ao problema de pesquisa e atingir os objetivos estabelecidos, a metodologia adotada configurou a pesquisa como sendo qualitativa de natureza básica e de cunho exploratório e descritivo a partir de uma pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura, para assim chegar as SEI voltadas para o Ensino Médio da Educação Básica publicadas nas bases de dados postas no problema de pesquisa com o recorte temporal de trabalhos publicados a partir de 2017, configurando assim os últimos cinco anos. Os dados obtidos foram tratados por meio da análise de conteúdo que resultou nas seguintes categorias: características particulares da produção do conhecimento biológico, recursos para Sequências de Ensino Investigativo com problemas não experimentais, atividades experimentais no ensino de Biologia e suas implicações. Além disso, os resultados obtidos da pesquisa carregam elementos da Alfabetização Cientifica nas propostas de ensino investigativo. Por fim, a partir do trabalho foi possível visualizar de que forma o Ensino por Investigação pode ser conduzido para atender os dois ramos da Biologia: funcional e evolucionista e apontar pesquisas que ofereçam maior exploração na temática.
Abstract: This Course Conclusion Paper deals with Teaching by Research in Biology Teaching from a perspective of considering the Nature of Biology in the proposition of Investigative Teaching Sequences to contemplate teaching that favors the involvement of students in Scientific Literacy. In this sense, the work seeks to answer in what ways does the teaching by investigation, present in the Investigative Teaching Sequences published on the Capes journal portal, in three national events and in theses and dissertations, meet the specificities of Biology? The general objective is to analyze the use of the Teaching by Investigation approach as a way to bring the Nature of Biology Science closer to its teaching and the specific objectives: identify the Investigative Teaching Sequences (SEI) of Biology present in the analyzed literature, analyze the conceptions of nature of Biology in SEI, understand the implications of Biology SEI for Scientific Literacy and reflect on possibilities that can support the development of Teaching by Investigation in Biology Teaching. The work permeates discussions about the characteristics of Biology Teaching and Scientific Literacy as a teaching objective, the Nature of Science and the specificities of Biology that made it autonomous Science, and the relationship between Teaching by Investigation in Biology. To answer the research problem and achieve the established objectives, the adopted methodology configured the research as being qualitative of a basic nature and exploratory and descriptive, based on a bibliographic research of the Systematic Literature Review type, in order to reach the SEI focused on Secondary Education of Basic Education published in the databases placed in the research problem with the time frame of works published from 2017 onwards, thus configuring the last five years. The data obtained were treated through content analysis that resulted in the following categories: particular characteristics of the production of biological knowledge, resources for Investigative Teaching Sequences with non-experimental problems, experimental activities in Biology teaching and their implications. In addition, the results obtained from the research carry elements of Scientific Literacy in the investigative teaching proposals. Finally, from the work it was possible to visualize how Teaching by Investigation can be conducted to meet the two branches of Biology: functional and evolutionary, and to point out researches that offer greater exploration in the subject.
Palavras-chave: Ensino por Investigação
Ensino de Biologia - Metodologia
Biologia (Ensino Médio)
Teaching by Research
Biology Teaching - Methodology
Biology (High School)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: SANTANA, Ana Júlia Soares. O ensino por investigação e o ensino de Biologia: possibilidades de aproximação com a natureza da Biologia. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9413
Data do documento: 7-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino por investigação e o ensino de Biologia: possibilidades de aproximação com a natureza da Biologia.pdf621.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.