00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9408
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Anteprojeto arquitetônico de um supermercado varejista de vizinhança em Maceió
Título(s) alternativo(s): Design proposal for a local supermarket in Maceió
Autor(es): Maia, André da Silva
Primeiro Orientador: Sacramento, Alexandre da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Vanessa Maria de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Manuella Marianna Carvalho Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee3: Guerra, José David Pacheco
Resumo: O ramo de varejo supermercadista vem sofrendo alterações na relação espaço e venda de produtos. Nas últimas décadas, é notável que as redes com grandes empreendimentos têm construído espaços menores para a comercialização de seus produtos, os chamados supermercados de vizinhança. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma proposta de anteprojeto arquitetônico de um supermercado de vizinhança em Maceió -AL. Uma revisão de literatura foi realizada quanto ao histórico das transformações sofridas por esse segmento do varejo no Brasil nas últimas décadas, bem como um levantamento sobre modelos e princípios norteadores para a composição do layout da área de comercialização de lojas de varejo supermercadista. Ao final do trabalho, uma proposta de anteprojeto arquitetônico de um supermercado de vizinhança foi realizada e apresentada tendo como base as discussões presentes neste mesmo trabalho.
Abstract: The retail segment has been under modifications as to its physical space and products sale. In the past few decades, it is noticiable that major retailers are building compact stores to comercialize their products, the so called neighbourhood supermarkets. The present work aims to perform an architectural project proposal of a neighbourhood retail supermarket in Maceió-Al. A literature review was conducted regarding the transformations the retail market has gone through the past few decades in Brazil, as well as a brief research on guiding principles for creating store layout for supermarkets. At the end, an architectural proposal is presented having the present discussion as background.
Palavras-chave: Supermercado de vizinhança
Supermercado - Layout
Arquitetura de varejo
Neighbourhood supermarket
Supermarket - Layout
Retail Architecture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Arquitetura e Urbanismo
Citação: MAIA, André da Silva. Anteprojeto arquitetônico de um supermercado varejista de vizinhança em Maceió. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9408
Data do documento: 20-out-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anteprojeto arquitetônico de um supermercado varejista de vizinhança em Maceió.pdf7.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.