Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Francisca Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9020004846971255 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Cristiano Lessa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1436093029977246 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Maria Inez Matoso | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1877904100434370 | pt_BR |
dc.creator | Barbosa, Deysiane Paulino | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3062819152095786 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T18:14:38Z | - |
dc.date.available | 2022-07-12 | - |
dc.date.available | 2022-07-12T18:14:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Deysiane Paulino. A oralidade no gênero textual reconto de história em contexto de sala de aula em tempos de pandemia. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9399 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to encourage oral practices, which they're, the study and production of texts oral gender, in the current period of a viral pandemic that still affects the social context of several countries, including Brazil. In this sense, it’s proposed the application of a didactic sequence based on the considerations of Dolz; Noverraz, and Schneuwly (2004) on the teaching of genres in the classroom and departing from the perspective defended by Marcuschi (2008) that oral and written genres are willing on a continuum, thus not constituting a dichotomous system. From this perspective, the importance of orality in culture was discussed, according to Maciel (2021), and also in different social means, such as the school, according to the authors Carvalho, Ferrarezi Júnior (2018); Fávero, Andrade, Aquino (2005); Marcuschi, Dionysius (2007); Marcuschi (2000); Silveira (2006); PCN (1998); BNCC (2017), among others; and, also, the academy, according to the contributions of Moraes (2018); Silva (2017); Melo Júnior (2016) and Oliveira (2008). It’s also about interaction, based on Kerbrat-Orecchioni (2006); Thompson (2018); Santos (2004). The qualitative methodological procedure was utilized with theoretical and field research. Thus, after analyzing the data obtained and considering the preliminary results, it was possible to notice a positive result concerning the application of the didactic sequence made by the online interaction once the students produced the oral texts that suited the proposal and the communicative situation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Reconto de histórias (Gênero textual) | pt_BR |
dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject | Interação on-line | pt_BR |
dc.subject | Orality | pt_BR |
dc.subject | Storytelling (Textual Genre) | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequences | pt_BR |
dc.subject | Online interaction | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | A oralidade no gênero textual reconto de história em contexto de sala de aula em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Orality in the textual genre retelling of history in the context of the classroom in times of pandemic | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visou incentivar práticas de oralidade, quais sejam, estudo e produção de textos orais do gênero textual Reconto de História, no atual período de pandemia viral que ainda afeta o contexto social de vários países, inclusive do Brasil. Nesse sentido, propõe-se a aplicação de uma sequência didática tendo por base as considerações de Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004) sobre o ensino de gêneros em sala de aula e partindo da perspectiva defendida por Marcuschi (2008) de que os gêneros orais e escritos estão dispostos em um continuum, não constituindo, dessa forma, em um sistema dicotômico. Nessa perspectiva, discutiu-se sobre a importância da oralidade na cultura, segundo Maciel (2021), e, também, em diferentes meios sociais, tais como: a escola, de acordo com os autores Carvalho, Ferrarezi Júnior (2018); Fávero, Andrade, Aquino (2005); Marcuschi, Dionísio (2007); Marcuschi (2000); Silveira (2006); PCN (1998); BNCC (2017), entre outros; e, também, a academia, conforme as contribuições de Moraes (2018); Silva (2017); Melo Júnior (2016) e Oliveira (2008). Trata-se, ainda, da interação, com base em Kerbrat-Orecchioni (2006); Thompson (2018); Santos (2004). Foi utilizado o procedimento metodológico qualitativo com uma pesquisa teórica e de campo. Dessa forma, após a análise dos dados obtidos e considerando os resultados preliminares, foi possível notar um resultado positivo acerca da aplicação da sequência didática feita pela interação on-line, uma vez que os discentes produziram os textos orais que se adequaram à proposta e à situação comunicativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A oralidade no gênero textual reconto de história em contexto de sala de aula em tempos de pandemia.pdf | 855.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.