00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francisca Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020004846971255pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Lessa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1436093029977246pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.creatorBarbosa, Deysiane Paulino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062819152095786pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T18:14:38Z-
dc.date.available2022-07-12-
dc.date.available2022-07-12T18:14:38Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationBARBOSA, Deysiane Paulino. A oralidade no gênero textual reconto de história em contexto de sala de aula em tempos de pandemia. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9399-
dc.description.abstractThis work aimed to encourage oral practices, which they're, the study and production of texts oral gender, in the current period of a viral pandemic that still affects the social context of several countries, including Brazil. In this sense, it’s proposed the application of a didactic sequence based on the considerations of Dolz; Noverraz, and Schneuwly (2004) on the teaching of genres in the classroom and departing from the perspective defended by Marcuschi (2008) that oral and written genres are willing on a continuum, thus not constituting a dichotomous system. From this perspective, the importance of orality in culture was discussed, according to Maciel (2021), and also in different social means, such as the school, according to the authors Carvalho, Ferrarezi Júnior (2018); Fávero, Andrade, Aquino (2005); Marcuschi, Dionysius (2007); Marcuschi (2000); Silveira (2006); PCN (1998); BNCC (2017), among others; and, also, the academy, according to the contributions of Moraes (2018); Silva (2017); Melo Júnior (2016) and Oliveira (2008). It’s also about interaction, based on Kerbrat-Orecchioni (2006); Thompson (2018); Santos (2004). The qualitative methodological procedure was utilized with theoretical and field research. Thus, after analyzing the data obtained and considering the preliminary results, it was possible to notice a positive result concerning the application of the didactic sequence made by the online interaction once the students produced the oral texts that suited the proposal and the communicative situation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectReconto de histórias (Gênero textual)pt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectInteração on-linept_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectStorytelling (Textual Genre)pt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.subjectOnline interactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA oralidade no gênero textual reconto de história em contexto de sala de aula em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeOrality in the textual genre retelling of history in the context of the classroom in times of pandemicpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visou incentivar práticas de oralidade, quais sejam, estudo e produção de textos orais do gênero textual Reconto de História, no atual período de pandemia viral que ainda afeta o contexto social de vários países, inclusive do Brasil. Nesse sentido, propõe-se a aplicação de uma sequência didática tendo por base as considerações de Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004) sobre o ensino de gêneros em sala de aula e partindo da perspectiva defendida por Marcuschi (2008) de que os gêneros orais e escritos estão dispostos em um continuum, não constituindo, dessa forma, em um sistema dicotômico. Nessa perspectiva, discutiu-se sobre a importância da oralidade na cultura, segundo Maciel (2021), e, também, em diferentes meios sociais, tais como: a escola, de acordo com os autores Carvalho, Ferrarezi Júnior (2018); Fávero, Andrade, Aquino (2005); Marcuschi, Dionísio (2007); Marcuschi (2000); Silveira (2006); PCN (1998); BNCC (2017), entre outros; e, também, a academia, conforme as contribuições de Moraes (2018); Silva (2017); Melo Júnior (2016) e Oliveira (2008). Trata-se, ainda, da interação, com base em Kerbrat-Orecchioni (2006); Thompson (2018); Santos (2004). Foi utilizado o procedimento metodológico qualitativo com uma pesquisa teórica e de campo. Dessa forma, após a análise dos dados obtidos e considerando os resultados preliminares, foi possível notar um resultado positivo acerca da aplicação da sequência didática feita pela interação on-line, uma vez que os discentes produziram os textos orais que se adequaram à proposta e à situação comunicativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A oralidade no gênero textual reconto de história em contexto de sala de aula em tempos de pandemia.pdf855.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.