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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9390
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação matemática: conhecimentos docentes acerca de potenciação |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics education: teaching knowledge about exponentiation |
Autor(es): | Silva, Miriam Correia da |
Primeiro Orientador: | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lins, Abigail Fregni |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Francisco, Deise Juliana |
Resumo: | Este estudo de caso investigou os conhecimentos docentes dos professores de Matemática do 6o ano do Ensino Fundamental acerca de potenciação. Para isto, durante a análise, foram estabelecidas três categorias: conhecimento do conteúdo potenciação, conhecimento da didática do conteúdo e conhecimento curricular, amparando-se na concepção de Shulman (1986) Shulman, Wilson e Grossman (2005) sobre conhecimentos docentes. Participaram como sujeitos da pesquisa seis professores de Matemática, quatro de escolas públicas estaduais pertencentes à 7a Coordenadoria de Ensino de Alagoas e dois de escolas públicas municipais de União dos Palmares. Esses professores contribuíram respondendo a um questionário para traçar o seu perfil profissional, interpretando as resoluções dos problemas de potenciação, participando de uma entrevista. Com base nos dados obtidos e nas análises dos dados coletados, foi possível depreender que o conhecimento docente desses professores de Matemática do 6o ano acerca de potenciação está voltado, em boa parte, para o campo multiplicativo. Tais dados apontam a necessidade de que a formação em Matemática esteja amparada na necessidade de abordagens pedagógicas vinculada com os conteúdos matemáticos, que atendam ao ensino na educação básica. O resultado deste estudo viabiliza novas pesquisas dentro do campo multiplicativo, tanto nos anos iniciais como finais do Ensino Fundamental como fator contribuinte para o estudo da potenciação, bem como a necessidade de ampliar e melhorar a formação docente dos professores que ensinam Matemática. Ressalta ainda a importância de uma reformulação curricular que abranja o repertório teórico da Formação Inicial em consonância com a prática escolar. |
Abstract: | This case study has investigated the knowledge of the mathematics teachers of the 6o Fundamental Teaching Year about exponentiation. Therefore, during the analyse, three categories were established: contents exponentiation knowledge, contents didactic knowledge and curricular knowledge, based on the conception of Shulman (1986) Shulman, Wilson and Grossman (2005) about teachers knowledge. Six math teachers took part on this work as researchers, four of them, came from State Public School that belongs to 7a Coordenadoria of Alagoas Teaching and two came from Municipal Public School of União dos Palmares. These teachers contributed with answers to a questionnaire for solving their professional profile, they interpreted the exponentiation problem and took part in an interview. Based on the collected data and on the analysis of collected data, it was possible to conclude that the teachers knowledge of these 6o year mathematics teachers, about exponentiation is largely focused to multiplicative field. Such data indicate the necessity in which the mathematics undergraduation has to be based on the necessity of teaching approach linked with the contents of mathematics that attend to math teaching on the basic education. The result of this work makes possible new researches on the multiplicative field. This happens both in the beginning and final years of fundamental teaching. Still, the result of this work is a contributor factor to the exponentiation study as well as the indication that teaching undergraduation must be expanded and improved. And more, it must be emphasized the importance of a curricular undergraduation that extend to theoretical repertory of initial teacher education in accordance with school practice. |
Palavras-chave: | Conhecimento docente Formação inicial e continuada Potenciação Teaching knowledge Pre-service and Inservice Education Exponentiation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Miriam Correia da. Educação matemática: conhecimentos docentes acerca de potenciação. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9390 |
Data do documento: | 16-abr-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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