00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcellos, Karina de Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916861882002532pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.creatorSilva, Ariel Santos da-
dc.date.accessioned2022-07-08T19:55:53Z-
dc.date.available2022-07-08-
dc.date.available2022-07-08T19:55:53Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationSILVA, Ariel Santos da. O aluno surdo na aula de matemática: como deve ser a conduta do professor. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9370-
dc.description.abstractIs notable the ingress in the basics school of students that stand out because of yours diverse characteristics. The fact is: to students with disabilities, their characteristics conflict with the barriers built by society, these barriers messed up, or blocked the right to education, among others rights. The inclusion of students with disabilities must be done with quality in the classroom. However, the basic school teacher‟s frequently don‟t have physical and intellectual structure that they need to serve those students; because many teachers afraid the fact of teach a student with disabilities in your classroom. So, this final course assignment focuses the action of the mathematics teachers when there are deaf students in your classroom and aims draw the attention of the teachers, of all networks and levels of education, that the inclusion of persons with disabilities is a reality and must be done with quality. This is an exploratory-qualitative study about that action of the teachers, presented in two parts: exploratory and bibliography research about that theme and the analytic report of experience in classroom with deaf students. Showing some difficulties that were found at teach of the deaf students. Exposing too, that the teacher could be reduce very of these difficulties if him have the academic graduation and this course prepare him to professional insertion in inclusive educationcontext.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência – Aluno - Educaçãopt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectProfessor de matemática – Educação inclusivapt_BR
dc.subjectBarrierspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectBrazilian Signal Languagept_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO aluno surdo na aula de matemática: como deve ser a conduta do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoÉ notável o ingresso de alunos na escola que se destacam uns dos outros pelas características mais variadas. É fato que, para os alunos com deficiência, suas características esbarram em barreiras que a sociedade constrói e que atrapalham ou impedem, dentre outros direitos, o acesso pleno à educação. A inclusão de alunos com deficiência na sala de aula é uma realidade e deve ser feita com qualidade. No entanto, frequentemente os professores da escola básica não contam com a estrutura física e intelectual necessária para atender a esse público visto que ter um aluno com deficiência em sua sala de aula é uma situação, infelizmente, temida por muitos professores. Este trabalho, então, dá enfoque à ação do professor de Matemática quando tem em sua sala de aula um aluno surdo. Trata-se de um estudo exploratório-qualitativo sobre a prática docente, apresentado em duas partes: uma pesquisa exploratória e bibliográfica sobre a temática e o relato analítico de uma experiência em sala de aula com alunos surdos. Mostrando algumas dificuldades encontradas no ensino de alunos com deficiência, com enfoque ao aluno surdo. Expondo, também, que muitas dessas dificuldades poderiam ser reduzidas pelo professor se ele tivesse uma formação acadêmica que focasse na sua inserção no contexto da educação inclusiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O aluno surdo na aula de matemática- como deve ser a conduta do professor.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.