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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Ronaldo de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4687950406533170 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Givanildo da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3702199251733170 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva Filho, José Acioli da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4474661625236121 | pt_BR |
dc.creator | Portela Neto, Edival Jeronimo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0990093012903203 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T18:55:51Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08 | - |
dc.date.available | 2022-07-08T18:55:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
dc.identifier.citation | PORTELA, Neto. Gestão escolar com participação democrática. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9369 | - |
dc.description.abstract | Não tem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Escolar - Participação | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Democratic management | pt_BR |
dc.subject | School Community - Participation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar com participação democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva identificar os meios que a gestão democrática se utiliza para implantar no ambiente escolar a democracia participativa. Discorre sobre a origem da gestão democrática, sua ligação com o processo de redemocratização do Brasil, os princípios da gestão democrática, sua finalidade e dimensão política. A pesquisa se justifica por a gestão escolar fazer parte da formação e da profissão do professor de artes e a gestão democrática ser um meio de efetivação da democracia participativa dos cidadãos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizou o Catálogo de Teses e Dissertações da Plataforma CAPES com as seguintes palavras chaves: “Gestão democrática”. Os trabalhos escolhidos tinham como critérios terem sidos publicados no período de 2010 a 2021 e apresentarem questões sobre a origem, princípios e finalidades da gestão democrática. Também foi definido como critério de escolha que os trabalhos estivessem dentro da estruturação científica - metodologia apresentada dialogando com os objetivos e conclusões adequadas. Conclui-se que a pesquisa apresentou que o processo de redemocratização do país influenciou na forma de organização da escola, fazendo que esse sistema aderisse no ambiente escolar a gestão democrática. Dessa forma, a participação da comunidade escolar é o princípio norteador para a execução desse novo padrão de gestão. Perante isso, cria-se um aspecto no ambiente escolar cujo é exigido na sociedade: saber viver na democracia tendo uma vida cidadã | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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