00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ronaldo de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4687950406533170pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Filho, José Acioli da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4474661625236121pt_BR
dc.creatorPortela Neto, Edival Jeronimo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990093012903203pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T18:55:51Z-
dc.date.available2022-07-08-
dc.date.available2022-07-08T18:55:51Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.citationPORTELA, Neto. Gestão escolar com participação democrática. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9369-
dc.description.abstractNão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatropt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectComunidade Escolar - Participaçãopt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectSchool Community - Participationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleGestão escolar com participação democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva identificar os meios que a gestão democrática se utiliza para implantar no ambiente escolar a democracia participativa. Discorre sobre a origem da gestão democrática, sua ligação com o processo de redemocratização do Brasil, os princípios da gestão democrática, sua finalidade e dimensão política. A pesquisa se justifica por a gestão escolar fazer parte da formação e da profissão do professor de artes e a gestão democrática ser um meio de efetivação da democracia participativa dos cidadãos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizou o Catálogo de Teses e Dissertações da Plataforma CAPES com as seguintes palavras chaves: “Gestão democrática”. Os trabalhos escolhidos tinham como critérios terem sidos publicados no período de 2010 a 2021 e apresentarem questões sobre a origem, princípios e finalidades da gestão democrática. Também foi definido como critério de escolha que os trabalhos estivessem dentro da estruturação científica - metodologia apresentada dialogando com os objetivos e conclusões adequadas. Conclui-se que a pesquisa apresentou que o processo de redemocratização do país influenciou na forma de organização da escola, fazendo que esse sistema aderisse no ambiente escolar a gestão democrática. Dessa forma, a participação da comunidade escolar é o princípio norteador para a execução desse novo padrão de gestão. Perante isso, cria-se um aspecto no ambiente escolar cujo é exigido na sociedade: saber viver na democracia tendo uma vida cidadãpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão escolar com participação democrática.pdf417.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.