00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Danielly Amatte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848182363467970pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Aline da Silva Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696434843618313pt_BR
dc.contributor.referee2Braga Junior, Amaro Xavier-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072812137317009pt_BR
dc.creatorSantos, Gabriela Maria Cavalcanti Ferreira Lessa-
dc.date.accessioned2022-07-08T15:35:08Z-
dc.date.available2022-07-08-
dc.date.available2022-07-08T15:35:08Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriela Maria Cavalcanti Ferreira Lessa. Tales of the abyss: a case study for the transmedia process in character design adaptation. 2022. 148 f. Trabalho de Conclusão de curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9364-
dc.description.abstractWith the expansion and development of the current medias, we are presented to different and new approachs for ideas and brandings, with the ability to renew themselves each time they are presented in a new type of media. This new way to spread a product is the Media Convergence, or Convergence Culture. Beyond the idea of convergence itself exists the need for a transposition, or adaptation, for the language from the original product to the new media, as the language used in both medias are fated to be different. The objective for this paper is to study how this adaptation occurs, using the game Tales of the Abyss, from the japanese series Tales of as the study object. The main focus for this paper it’s on the characters, who are each very unique and charming for the fans, and relate on the relevance for the graphic designer during this stage on the development. This final paper uses graphic analysis and varied tools, learned through the length of the design course, and also researchers and authors who are directly related to pop culture and convergence media, to support on the assumptions builtpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectNovas mídias - Adaptaçõespt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.subjectFantasy gamespt_BR
dc.subjectNew media - Adaptationpt_BR
dc.subjectPop Culturept_BR
dc.subjectAnimation (Cinematography)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleTales of the abyss: um estudo de caso para o processo transmídia na adaptação do character designpt_BR
dc.title.alternativeTales of the abyss: a case study for the transmedia process in character design adaptationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom a grande expansão e desenvolvimento das mídias, somos apresentados à novas maneiras de propagar ideias e marcas. Em especial se destaca a habilidade de renovar um produto toda vez que ele é lançado em um novo tipo de mídia. Essa nova capacidade é chamada de Convergência Midiática. Além da ação da convergência em si, existe também a necessidade da transpor a linguagem desse material para a nova mídia, que sendo um suporte distinto, possui uma maneira de passar sua mensagem completamente diferente. Com isso em questão, este trabalho traz a proposta de estudar a maneira que essa transposição é realizada, e o tipo de impacto que é recebido em seus personagens, utilizando como objeto de estudo o jogo Tales of the Abyss da conhecida franquia Tales of. O foco deste trabalho se faz nos personagens, que são caricatos e amplamente consumidos e venerados por seu público e apontar a importância do designer gráfico nesse momento de transposição à nova mídia. Esse estudo é pautado na utilização de análises gráficas e ferramentas adquiridas através das disciplinas do curso de design. Para além da bibliografia específica de design gráfico, também serão utilizados pesquisadores da área de cultura pop principalmente daqueles que tratam de cultura da convergência e adaptações para respaldarem as ideias apresentadas nesse trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tales of the abyss: a case study for the transmedia process in character design adaptation.pdf7.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.