Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Welkson Pires da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0122596705808924 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Emerson Oliveira do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5838080096724721 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Júlio Cezar Gaudencio da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3980009343505300 | pt_BR |
dc.creator | Rodrigues, Roberto da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T15:08:43Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07 | - |
dc.date.available | 2022-07-07T15:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Roberto da Silva. A escola e seus processos de individualização: uma análise a partir do Colégio N. Sra. Auxiliadora, Maceió-AL. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9349 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to demonstrate how elements existing in the modern school could favor individualism and, more specifically, how these school practices from early childhood education to high school, would be shaping the subjects to become more and more individualistic. In this text, the process of constructing the individuality of the subject and the transformations that occurred from Humanism, Enlightenment and Protestant Reform to the present day, within the school environment, were addressed. The object of study was developed from a case study at Colégio Nossa Senhora Auxiliadora and the methodological approach used was a qualitative exploratory research with non-participative observation, interviews and documentary analysis. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Individualismo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Individualism | pt_BR |
dc.subject | Modernity | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.title | A escola e seus processos de individualização : uma análise a partir do Colégio N. Sra. Auxiliadora, Maceió-AL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é demonstrar como elementos existentes na escola moderna poderiam favorecer o individualismo e, mais especificamente, como estas práticas escolares desde a educação infantil até o ensino médio, estariam moldando os sujeitos para se tornarem cada vez mais individualistas. Foram abordados neste texto o processo de construção da individualidade do sujeito e as transformações que ocorreram desde o Humanismo, Iluminismo e Reforma Protestante até a atualidade, dentro do ambiente escolar. O objeto de estudo foi desenvolvido a partir de um estudo e caso no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e o caminho metodológico utilizado foi uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa com observação não participativa, entrevistas e análise documental. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A escola e seus processos de individualização : uma análise a partir do Colégio N. Sra. Auxiliadora, Maceió-AL.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.