00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Emerson Oliveira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838080096724721pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Júlio Cezar Gaudencio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.creatorRodrigues, Roberto da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-07T15:08:43Z-
dc.date.available2022-07-07-
dc.date.available2022-07-07T15:08:43Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Roberto da Silva. A escola e seus processos de individualização: uma análise a partir do Colégio N. Sra. Auxiliadora, Maceió-AL. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9349-
dc.description.abstractThe objective of this work is to demonstrate how elements existing in the modern school could favor individualism and, more specifically, how these school practices from early childhood education to high school, would be shaping the subjects to become more and more individualistic. In this text, the process of constructing the individuality of the subject and the transformations that occurred from Humanism, Enlightenment and Protestant Reform to the present day, within the school environment, were addressed. The object of study was developed from a case study at Colégio Nossa Senhora Auxiliadora and the methodological approach used was a qualitative exploratory research with non-participative observation, interviews and documentary analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndividualismopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectIndividualismpt_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleA escola e seus processos de individualização : uma análise a partir do Colégio N. Sra. Auxiliadora, Maceió-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é demonstrar como elementos existentes na escola moderna poderiam favorecer o individualismo e, mais especificamente, como estas práticas escolares desde a educação infantil até o ensino médio, estariam moldando os sujeitos para se tornarem cada vez mais individualistas. Foram abordados neste texto o processo de construção da individualidade do sujeito e as transformações que ocorreram desde o Humanismo, Iluminismo e Reforma Protestante até a atualidade, dentro do ambiente escolar. O objeto de estudo foi desenvolvido a partir de um estudo e caso no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e o caminho metodológico utilizado foi uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa com observação não participativa, entrevistas e análise documental.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.