Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9329
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Cirlene Jeane Santos e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0895494310671478 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Everson de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3280184351397110 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Veigas, Maria Ester Ferreira da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5554787312533532 | pt_BR |
dc.creator | Silva Neto, Amaurílio Monteiro da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0650439556197138 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T17:22:39Z | - |
dc.date.available | 2022-07-06 | - |
dc.date.available | 2022-07-06T17:22:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA NETO, Amaurílio Monteiro da. As contribuições da geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escola. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9329 | - |
dc.description.abstract | El trabajo sobre el tema busca discutir políticas públicas orientadas a la educación de género y sexo en las escuelas, ya que este tema se ha convertido recientemente en un punto de conflito en la sociedad brasileña como un avance muy conversacional. O sospecho y no creo que uma escena de violencia sumisa o pública LGBT, identificar la importancia de la educación sexual en las escuelas para remediar esta realidad y debatir sobre geografía puede contribuir a este proceso. Aún así, para posibilitar o contrastar la hipótesis, se realizó una investigación de propósito estratégico básico, con objetivos descriptivos y exploratorios, en el método hipotético-descriptivo, con un enfoque cualitativo y realizado con procedimentos bibliográficos y documentos oficiales. Una investigación arrojó hechos alarmantes de violência contra la población lgbtqia+, revelando cómo la conducta negligente del Estado retrasó durante años la implementación de políticas públicas adecuadas en las escuelas, contribuyó sistemáticamente a este proceso, agravado por el período de regresión que vivimos en ningún país con una escalada de grupos de extrema franqueza o poder. Al fin y al cabo, mediante acciones eficientes y con el aporte de la geografía y el docente, podemos crear dos espacios de resistencia el uno para el otro, un espacio escolar que emancipa o sujetos que muchas veces, como objetivo de oferta, tienen una vida plena, son más variada, o directa porque es uma oportunidad para vivir una búsqueda completa de su sexualidad. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Ciudadanía | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Educación sexual | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | As contribuições da geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escola | pt_BR |
dc.title.alternative | Los aportes de la geografía en la construcción del debate sobre género y sexulidad | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho em questão busca fazer uma discussão sobre as políticas públicas voltadas para a educação sexual e de gênero na escola, uma vez que esse assunto se tornou ponto de conflito na sociedade brasileira recentemente com o avanço do conversadoríssimo. O intuito é descrever o cenário de violência que é submetida o público LGBT, identificando a importância de a educação sexual nas escolas afim sanar essa realidade e debater como a geografia pode contribuir nesse processo. Assim, para viabilizar o teste da hipótese, realizou-se uma pesquisa de finalidade básica estratégica, com objetivos descritivo e exploratório, sobre o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e realizada com procedimentos bibliográficos e documentos oficiais. A pesquisa mostrou dados alarmantes de violências contra a população lgbtqia+, descrevendo como a conduta negligente do estado durantes anos com o atraso na implementação de políticas públicas adequadas na escola contribuiu sistematicamente para esse processo, agravado pelo período de retrocesso que vivemos no país com a escalada de grupos de extrema direita ao poder. A finalidade é que por meios de ações eficientes e com a contribuição da geografia e do professor, possamos criar para além dos espaços de resistência, um espaço escolar que emancipe o sujeito que a frequenta, como objetivo de oferecer a ele a vida plena, os sonhos mais variados, o direito de ser e ter e a oportunidade viver uma busca plena de sua sexualidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As contribuições da geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escola.pdf | 657.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.