00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Everson de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280184351397110pt_BR
dc.contributor.referee2Veigas, Maria Ester Ferreira da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5554787312533532pt_BR
dc.creatorSilva Neto, Amaurílio Monteiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0650439556197138pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T17:22:39Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-06T17:22:39Z-
dc.date.issued2022-02-26-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Amaurílio Monteiro da. As contribuições da geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escola. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9329-
dc.description.abstractEl trabajo sobre el tema busca discutir políticas públicas orientadas a la educación de género y sexo en las escuelas, ya que este tema se ha convertido recientemente en un punto de conflito en la sociedad brasileña como un avance muy conversacional. O sospecho y no creo que uma escena de violencia sumisa o pública LGBT, identificar la importancia de la educación sexual en las escuelas para remediar esta realidad y debatir sobre geografía puede contribuir a este proceso. Aún así, para posibilitar o contrastar la hipótesis, se realizó una investigación de propósito estratégico básico, con objetivos descriptivos y exploratorios, en el método hipotético-descriptivo, con un enfoque cualitativo y realizado con procedimentos bibliográficos y documentos oficiales. Una investigación arrojó hechos alarmantes de violência contra la población lgbtqia+, revelando cómo la conducta negligente del Estado retrasó durante años la implementación de políticas públicas adecuadas en las escuelas, contribuyó sistemáticamente a este proceso, agravado por el período de regresión que vivimos en ningún país con una escalada de grupos de extrema franqueza o poder. Al fin y al cabo, mediante acciones eficientes y con el aporte de la geografía y el docente, podemos crear dos espacios de resistencia el uno para el otro, un espacio escolar que emancipa o sujetos que muchas veces, como objetivo de oferta, tienen una vida plena, son más variada, o directa porque es uma oportunidad para vivir una búsqueda completa de su sexualidad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectCiudadaníapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectEducación sexualpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleAs contribuições da geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escolapt_BR
dc.title.alternativeLos aportes de la geografía en la construcción del debate sobre género y sexulidadpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho em questão busca fazer uma discussão sobre as políticas públicas voltadas para a educação sexual e de gênero na escola, uma vez que esse assunto se tornou ponto de conflito na sociedade brasileira recentemente com o avanço do conversadoríssimo. O intuito é descrever o cenário de violência que é submetida o público LGBT, identificando a importância de a educação sexual nas escolas afim sanar essa realidade e debater como a geografia pode contribuir nesse processo. Assim, para viabilizar o teste da hipótese, realizou-se uma pesquisa de finalidade básica estratégica, com objetivos descritivo e exploratório, sobre o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e realizada com procedimentos bibliográficos e documentos oficiais. A pesquisa mostrou dados alarmantes de violências contra a população lgbtqia+, descrevendo como a conduta negligente do estado durantes anos com o atraso na implementação de políticas públicas adequadas na escola contribuiu sistematicamente para esse processo, agravado pelo período de retrocesso que vivemos no país com a escalada de grupos de extrema direita ao poder. A finalidade é que por meios de ações eficientes e com a contribuição da geografia e do professor, possamos criar para além dos espaços de resistência, um espaço escolar que emancipe o sujeito que a frequenta, como objetivo de oferecer a ele a vida plena, os sonhos mais variados, o direito de ser e ter e a oportunidade viver uma busca plena de sua sexualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As contribuições da geografia na construção do debate sobre gênero e sexualidade na escola.pdf657.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.