00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O e-Social e as novas competências: oportunidades para o profissional Bibliotecário
Título(s) alternativo(s): The e-social and the new competences: oportunites for the professional librarian
Autor(es): Alves, Evaldo José Lopes
Primeiro Orientador: Souza, Edivânio Duarte de
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Nelma Camelo de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Paulo Ricardo da Silva
Resumo: O e-Social foi criado com a intenção de unificar os processos trabalhistas, as folhas mensais e as obrigações trabalhistas e previdenciárias, especialmente, a forma como os empregadores e o governo prestam as informações da folha de pagamento e os registros dessas obrigações. O e-Social é um projeto novo e que muitos órgãos governamentais estão envolvidos com a relação entre o empregador e seus empregados. Nessa perspectiva, surgem muitas possibilidades para atuação do profissional da informação, principalmente, com foco voltado para tratamento técnico da informação. Neste trabalho, o objetivo geral é analisar a implantação do sistema e-Social nas empresas como espaço de atuação para os profissionais Bibliotecários. Para tanto, busca, especificamente, levantar as competências e habilidades requeridas pelo atual mercado da informação; identificar o conhecimento acerca do e-Social; averiguar a relevância do e-Social no contexto da gestão da informação; e constatar os elementos necessários para a implantação do sistema do e-Social. A pesquisa se caracteriza quanto aos objetivos, à abordagem e aos procedimentos de coleta de dados, respectivamente, como exploratório-descritiva, qualitativa e quantitativa, e de campo. A coleta de dados foi realizada via aplicação de questionário eletrônico e a sistematização foi feita em quadro e gráficos. Com o uso da plataforma, os serviços dedicados aos entes participes, serão aprimorados, havendo mais agilidade e eficiência nos envios das informações fiscais e tributárias das empresas, facilitando para o trabalhador usufruir dos seus direitos trabalhistas e previdenciários. O e-Social foi elaborado para modernizar o modelo brasileiro das relações de trabalho. Trata-se de uma plataforma digital cujo objetivo é estabelecer uma forma única de prestações de informações ao governo, desburocratizando a prestação dessas informações e trazendo garantia dos direitos aos trabalhadores. O e-Social é um módulo do SPED, por se tratar de algo novo ainda há muito que ser estudado, mas ao que tudo indica será uma ótima ferramenta em longo prazo.
Abstract: E-Social was created with the intention of unifying labor processes, monthly payrolls and labor and social security obligations, especially the way in which employers and the government provide payroll information and records of these obligations. e-Social is a new project and many government agencies are involved with the relationship between the employer and its employees. From this perspective, there are many possibilities for the work of the information professional, especially with a focus on the technical treatment of information. In this work, aims to analyze the implementation of the e-Social system in companies as a space for Library professionals. Therefore, it seeks, specifically, to raise the skills and abilities required by the current information market; identify knowledge about e-Social; to find out the relevance of e-Social in the context of information management; and verify the necessary elements for the implementation of the e-Social system. The research is characterized in terms of objectives, approach, and data collection procedures, respectively, as exploratory-descriptive, qualitative and quantitative, and field. Data collection was carried out through the application of an electronic questionnaire and systematization was carried out in charts and graphs. With the use of the platform, the services dedicated to participating entities will be improved, with more agility and efficiency in the submission of fiscal and tax information from companies, making it easier for workers to enjoy their labor and social security rights. e-Social was designed to modernize the Brazilian model of labor relations. It is a digital platform whose objective is to establish a unique way of providing information to the government, reducing bureaucracy in the provision of this information, and guaranteeing workers' rights. e-Social is a module of SPED, as it is something new, there is still a lot to be studied, but it seems that it will be a great tool in the long term.
Palavras-chave: Sistemas de informação
E-Social
Bibliotecários
Gerenciamento de recursos de informação
Information systems
Librarians
Information resource management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Biblioteconomia
Citação: ALVES, Evaldo José. O e-Social e as novas competências: oportunidades para o profissional Bibliotecário. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9325
Data do documento: 29-out-2021
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