00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9289
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Teatro de mamulengos: o processo criativo da técnica de acoplagem com garrafa pet
Título(s) alternativo(s): The mamulengos theater: the creative process of the pet bottle coupling technique
Autor(es): Oliveira, Ana Beatriz Pereira de
Primeiro Orientador: Silva Filho, José Acioli da
Segundo Orientador: Anunciação, Washington Monteiro da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli dos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Wellington Antonio Pierre de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema O TEATRO DE MAMULENGOS – O PROCESSO CRIATIVO DA TÉCNICA DE ACOPLAGEM COM GARRAFA PET, no qual propõe uma reflexão sobre a história do Teatro de Mamulengos no Brasil e em Alagoas, ao longo dos tempos. Assim sendo, trata das suas transformações, das suas técnicas de construção, do tradicional ao contemporâneo, dos seus personagens e das suas mudanças com o avanço das tecnologias, do seu reconhecimento como Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN; portanto, analisa os elementos ]do passado e do presente que influenciam essa manifestação popular. Nessa análise, é abordada a utilização de materiais recicláveis para a construção dos mamulengos, dentre eles, a garrafa PET, decorrente da preocupação dos mamulengueiros com o meio ambiente; a partir daí, também é repensado o processo criativo e a Técnica de Acoplagem como exemplo dos mamulengos produzidos durante as aulas da disciplina Laboratório de Teatro de Animação – LATA, do segundo semestre de 2016, no Curso de Teatro Licenciatura/UFAL, sob a orientação do Prof. Dr. José Acioli da Silva Filho. O objetivo do trabalho é compreender esse processo criativo da construção dos bonecos e sua transformação ao longo da história do Brasil. Este trabalho tem como base conceitual os estudos realizados por diversos pesquisadores da área do teatro de animação, somado à pesquisa exploratória através de entrevistas a mamulengueiros e relatos dos participantes do Laboratório de Teatro de Animação/LATA. Concluindo que o Teatro de Mamulengos, como manifestação popular, acompanha as transformações da sociedade incorporando novos elementos ao seu processo criativo.
Abstract: This Course Conclusion Work has as its theme THE MAMULENGOS THEATER – THE CREATIVE PROCESS OF THE PET BOTTLE COUPLING TECHNIQUE, in which it proposes a reflection on the history of Mamulengos Theater in Brazil and Alagoas, throughout time. Therefore, it deals with its transformations, its construction techniques, from traditional to contemporary, its characters and its changes with the advancement of technologies, its recognition as Intangible and Cultural Heritage of Brazil by the National Historical and Artistic Heritage Institute /IPHAN; therefore, it analyzes the elements of the past and present that influence this popular manifestation. In this analysis, the use of recyclable materials for the construction of mamulengos is addressed, among them, the PET bottle, arising from the concern of mamulengos with the environmental; from then onwards, the creative process and the Coupling Technique is also rethought as an example of the mamulengo produced during the Animation Theater Laboratory – LATA classes, in the second semester of 2016, in the Undergraduate Theater Course/Ufal, under the guidance of Prof. Dr. José Acioli da Silva Filho. The objective of the work is to understand this creative process in the construction of mamulengos and its transformation throughout the history of Brazil. This work is conceptually based on studies carried out by several researchers in the area of animation theater, added to exploratory research through interviews with mamulengueiros and reports from participants in the Animation Theater Laboratory/LATA. Concluding that the Mamulengos Theater, as a popular manifestation, follows the society transformations, incorporating new elements to its creative process.
Palavras-chave: Fantoches
Técnica da acoplagem
Garrafa PET
Criatividade
Mamulengo’s Teather
Coupling technique
PET bottle
Creative process
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Teatro
Citação: OLIVEIRA, Ana Beatriz Pereira de. Teatro de mamulengos: o processo criativo da técnica de acoplagem com garrafa pet. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9289
Data do documento: 19-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teatro de mamulengos: o processo criativo da técnica de acoplagem com garrafa pet.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.