Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9286
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mercado, Luís Paulo Leopoldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5780536667755396 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Viana, Maria Aparecida Pereira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842179916349442 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Vera Lúcia Pontes dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6719261272234040 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Laís Rafael dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-24T21:10:49Z | - |
dc.date.available | 2022-06-24 | - |
dc.date.available | 2022-06-24T21:10:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Laís Rafael dos. Redes Sociais e Atividades de Leitura e Produção Textual nas aulas de Língua Portuguesa. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9286 | - |
dc.description.abstract | The teaching of grammar has been the subject of reflection of many researchers, especially after the publication of the National Curricular Parameters (PCNs) that propose a teaching based on use and reflection. However, despite the many discussions, there is still an expressive number of pedagogical practices centered on a traditional teaching perspective without considering the student’s autonomy. Thus, the preparation of this study is justified by the need to propose alternatives for a work with reading and production of texts from a perspective in which students take the place of active subjects, using social technological resources, like Facebook, also analyzing how they understand the role of the social network, in an attempt to subvert the reality of traditional LP lessons, proving that social networks, or any other technological method, should not be seen as "enemies of education", of learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), | pt_BR |
dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
dc.subject | Recursos tecnológicos sociais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Redes Sociais e Atividades de Leitura e Produção Textual nas aulas de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | Especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de gramática tem sido objeto de reflexão de muitos pesquisadores, sobretudo após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que propõem um ensino com base no uso e reflexão. No entanto, apesar das muitas discussões, ainda há um número expressivo de práticas pedagógicas centradas em uma perspectiva tradicional de ensino sem considerar a autonomia do aluno. Dessa forma, a elaboração do presente estudo justifica-se pela necessidade de propor alternativas para um trabalho com leitura e produção de textos sob uma perspectiva na qual os alunos assumam o lugar de sujeitos ativos, utilizando recursos tecnológicos sociais, como o Facebook, também analisando como compreendem o papel da rede social, na tentativa de subverter a realidade das aulas de LP tradicionais, comprovando também que as redes sociais, ou qualquer outro aparato tecnológico, não devem ser vistas como "inimigas da educação", da aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Redes sociais e atividades de leitura e produção textual nas aulas de língue portuguesa.pdf | 583.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.