00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9284
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensaio sobre educação e política: a geografia como instrumento de debate
Título(s) alternativo(s): Essay on education and politics: geography as an Instrumento of debate
Autor(es): Santos, Thalita Basílio dos
Primeiro Orientador: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Falcão, Nivaneide Alves de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Bruno
Resumo: É evidente que a educação desempenha um papel importante na formação social de cada cidadão, sejam pelos conhecimentos escolares, sejam pelos valores político e cívicos. Porém, estes últimos são poucos trabalhados nos anos iniciais escolares, sendo desenvolvidos ao longo dos graus educacionais futuros, com informações vagas e até mesmo sem ser discutidos nas salas de aula. O princípio básico da educação democrática é formar cidadãos capazes de utilizar informações para o bom convívio social e político, fazendo com que os mesmos sejam capazes de analisar e escolher seus representantes. Entre destinos profissionais, sociais e pessoais, cada indivíduo tende a pertencer ou frequentar certos ambientes que influenciam suas escolhas e pensamentos sobre diversos assuntos, e, neste caso, sobre política. E na escola, com aulas, leituras e discussões, é possível inserir no cotidiano dos alunos entendimentos questões sociais e políticas. O objetivo central deste trabalho, aplicado na Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, localizada no município de Teotônio Vilela, Alagoas, é tecer um texto sobre como a Geografia pode ser usada em debates acerca de tais questões e como a escola pode formar cidadãos conscientes sobre seu papel na sociedade. Constatou-se, então, que ainda que existam outros meios informacionais, a escola ainda é fonte essencial de informações, bem como de encontro e discussões, assim como a importância da Geografia em tais atos.
Abstract: It is evident that education plays an important role in the social formation of every citizen, whether through school knowledge or through political and civic values. However, the latter are rarely worked on in the early school years, being developed over future educational degrees, with vague information and even without being discussed in the classroom. The basic principle of democratic education is to form citizens capable of using information for good social and political coexistence, making them capable of analyzing and choosing their representatives. Among professional, social and personal destinations, each individual tends to belong to or attend certain environments that influence their choices and thoughts on different subjects, and, in this case, they work on politics. And at school, with classes, readings and discussions, it is possible to insert social and political issues into the daily lives of students. The main objective of this work, applied at the Pedro Joaquim de Jesus State School of Basic Education, located in the city of Teotônio Vilela, Alagoas, is to weave a text on how Geography can be used in debates about such issues and how the school can form citizens aware of their role in society. It was found, then, that although there are other informational means, the school is still an essential source of information, as well as meeting and discussions, as well as the importance of Geography in such acts.
Palavras-chave: Educação e estado
Geografia
Democracia e educação
Cidadania - Conscientização
Education
Politic. Geography
Democratic education
Conscious citizens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SANTOS, Thalita Basílio dos. Ensaio sobre educação e política: a geografia como Instrumento de debate. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9284
Data do documento: 30-jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensaio sobre educação e política: a geografia como Instrumento de debate.pdf678.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.