00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Monografias de Especializações (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9273
Tipo: Tese
Título: Competência crítica em informação e Fake News:das metodologias de fact-hecking à auditabilidade do sujeito comum
Título(s) alternativo(s): Critical information literacy and Fake News: from fact-checking methodologies to the auditability of the common subject
Autor(es): Oliveira, Maria Lívia Pachêco de
Primeiro Orientador: Souza, Edivanio Duarte de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alzira Karla Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Emeide Nóbrega
metadata.dc.contributor.referee3: Dumont, Ligia Maria Moreira
metadata.dc.contributor.referee4: Gomes, Marcos Aurélio
Resumo: Os acontecimentos emergentes no cenário informacional permeado por tecnologias digitais desafiam até mesmo os sujeitos considerados competentes em informação. Diante desses fenômenos, considera-se a possível relação entre a competência crítica em informação e as práticas de disseminação de fake news, tomando-se como referência de análise as estratégias metodológicas de auditabilidade da informação adotadas por serviços de fact-checking. Partiu-se da hipótese de que a urgência de respostas definitivas sobre a veracidade de determinada informação tem progressivamente reduzido o estado de crítica do sujeito e estimulado a circulação de desinformação no formato de fake news. O objetivo geral deste estudo foi analisar as estratégias metodológicas de auditabilidade da informação adotadas por serviços de fact-checking nas práticas de disseminação de fake news, tomando como referência teórica a competência crítica em informação. Nessa perspectiva, pretendeu-se, especificamente, mapear as metodologias de checagem de notícias adotadas por serviços de fact-checking; caracterizar as estratégias utilizadas por esses serviços; identificar os elementos recursivos que validam a informação criada e veiculada por meio de comunidades virtuais; e, estabelecer, a partir da competência crítica em informação, elementos determinantes para o trato da informação no ciberespaço. A pesquisa teve como referenciais teóricos discussões sobre a verdade, information literacy e a competência crítica em informação, abordando as questões sobre autonomia e protagonismo social como indispensáveis para o enfrentamento dos problemas de desinformação, aqui especificadas nas fake news. Prezou-se pelo desenvolvimento de uma linha de pensamento teórico-conceitual sobre as principais dificuldades de auditabilidade da informação no ciberespaço. Trata-se de uma pesquisa básica estratégica, de nível exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, com utilização das técnicas de observação sistemática e de análise hermenêutica com base na análise de conteúdo. O universo foi composto pelos 65 serviços de fact-checking signatários do International Fact-Checking Network (IFCN) e a amostra intencional formada por 13 desses serviços. A coleta e a sistematização dos dados foram realizadas por meio das informações sobre as metodologias, publicamente expressas pelos serviços de fact-checking e organizadas de acordo com as categorias formuladas à priori. A análise dos dados se deu em torno da identificação dos elementos existentes nas metodologias de fact-checking que remontam às formas de concepção de competências em informação, analisando suas características em busca de compreender os principais elementos utilizados para a auditabilidade da informação. As discussões viabilizaram um aprofundamento conceitual sobre a competência crítica em informação, e, com isto, chegou-se aos resultados que apontaram o excesso de evidência como um complicador do processo de auditabilidade, bem como a presença de um componente subjetivo fundamental, a confiança. As metodologias utilizadas na atividade de checagem de fatos se aproximam de maneira mais realística da atuação dos sujeitos no ciberespaço, principalmente dos que não são formalmente considerados competentes em informação, ou seja, que não passaram por ensino ou treinamento que contemplasse especificamente as dimensões abordadas pela information literacy.
Abstract: The emerging occurrences in the informational panorama permeated by digital technologies challenge even the subjects considered competent in information. In view of this phenomenon, the possible relationship between critical information literacy and the disseminating practices of fake news is considered, taking as a reference for analysis the methodological strategies of information auditability adopted by fact-checking agencies. It starts with the hypothesis that the urgency of definitive answers about the veracity of certain information has progressively reduced the subject's critical state and stimulated the circulation of disinformation in the format of fake news. The general objective was to analyze the methodological information auditability strategies adopted by fact-checking agencies in the practice of disseminating fake news, taking as a theoretical reference critical information competence. In this perspective, it specifically aims to map the news checking methodologies adopted by fact-checking services; to characterize the strategies used by these services; to identify the recursive elements that validate the information created and conveyed through virtual communities; and, to establish, based on critical information literacy, determining elements for the treatment of information in cyberspace. The research has as theoretical references discussions about the truth, information literacy and critical information literacy, addressing the issues of autonomy and social protagonism as indispensable for facing the problems of disinformation, specified here in the fake news. It was decided to develop a theoretical-conceptual thinking about the main difficulties in auditing information in cyberspace. It is a basic strategic research, of an exploratory-descriptive level, with a qualitative approach, using the techniques of systematic observation and hermeneutical analysis based on content analysis. The universe consisted of the 65 fact-checking services signatory to the International Fact-Checking Network (IFCN) and the intentional sample was formed by 13 of these services. The collection and systematization of the data were carried out through information about the methodologies, publicly expressed by the fact-checking services and organized according to the categories formulated a priori. The analysis of the data took place around the identification of the existing elements in the fact-checking methodologies that reminds the forms of conception of competences in information, analyzing its characteris TIC in search of understanding the main elements used for the auditability of the information. The discussions enabled a conceptual deepening on the critical information literacy, and, with that, the results were reached pointed to the excess of evidence as a complicator of the auditability process, as well as the presence of a fundamental subjective component, the trust. The methodologies used in the factchecking activity approximate more realistically to the performance of subjects in cyberspace, especially those who are not formally considered competent in information, that is, who have not undergone education or training that specifically contemplated the dimensions addressed by information literacy.
Palavras-chave: Competência crítica em informação
Fake News
Fact-checking
Auditabilidade da informação
Critical information literacy
Information auditability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de. Competência crítica em informação e Fake News:das metodologias de fact-hecking à auditabilidade do sujeito comum. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9273
Data do documento: 27-mar-2020
Aparece nas coleções:Monografias de Especializações (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.