00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.creatorSilva, Larissa Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-06-14T16:49:48Z-
dc.date.available2022-05-10-
dc.date.available2022-06-14T16:49:48Z-
dc.date.issued2021-08-15-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Rodrigues da. A metodologia da Resolução de Problemas no 6° ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9250-
dc.description.abstractThis research sought to investigate the difficulties encountered by Mathematics teachers during the COVID-19 pandemic period, in which Education needed to adapt to a new teaching modality: Remote teaching, which required teachers to adapt to the principles of this modality, giving new meaning to his practices as a Mathematics teacher. The research consists of a qualitative research, in which the research subjects were two Basic Education Mathematics teachers, so that the analyzed data were collected through a semi-structured interview, which took place with the two teachers from the platform Google Meet. With regard to the theoretical basis of this work, we base ourselves on the principles of the Problem Solving methodology of Polya (2006), Onuchic and Alevatto (2011), Carvalho (2007), complemented with the work raised from a bibliographic mapping that involved the Solving of Mathematics Problems in the 6th year of Elementary School, as well as in the main documents that guide Basic Education in Brazil, such as the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2018) and in the recently published works involving remote education during the pandemic (ALVES, 2020; MARQUES; SILVEIRA; PIMENTA; 2020). The qualitative analysis of the collected data was based on Bardin's (2011) content analysis, in order to understand how Problem Solving, remote teaching and teaching practice dialogued with each other during this exceptional period. The study pointed out that teachers needed to adapt to aspects never imagined before and needed to distance themselves from practices that are only possible to be performed in person, which emerged as an obstacle to the realization of Problem Solving during remote teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectnumberspt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectArithmeticpt_BR
dc.subjectmultifaceted teacher educationpt_BR
dc.subjectteaching practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA metodologia da Resolução de Problemas no 6° ano do Ensino Fundamental durante o ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeThe Problem Solving Methodology in the 6th year of Elementary School during Remote Learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar as dificuldades encontradas pelos professores de Matemática durante o período pandêmico da COVID-19, em que a Educação precisou adequar-se à uma nova modalidade de ensino: o ensino remoto, que exigiu dos docentes uma adequação aos princípios dessa modalidade, dando um novo significado às suas práticas enquanto professores de Matemática. A pesquisa constitui-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os sujeitos de pesquisa foram dois professores de Matemática da Educação Básica, de modo que os dados analisados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, que aconteceu com os dois professores a partir da plataforma Google Meet. No que se refere ao embasamento teórico deste trabalho, nos baseamos nos princípios da metodologia de Resolução de Problemas de Polya (2006), Onuchic e Alevatto (2011), Carvalho (2007), complementada com os trabalhos levantados a partir de um mapeamento bibliográfico que envolviam a Resolução de Problemas de Matemática no 6º ano do Ensino Fundamental, como também nos principais documentos que orientam a Educação Básica no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e nos trabalhos recém divulgados envolvendo o ensino remoto durante a pandemia (ALVES, 2020; MARQUES; SILVEIRA; PIMENTA; 2020). A análise qualitativa dos dados coletados se baseou na análise de conteúdo de Bardin (2011), com o intuito de entender como a Resolução de Problemas, o ensino remoto e a prática docente dialogaram entre si durante esse período excepcional. O estudo apontou que os professores precisaram se adequar à aspectos nunca imaginados antes e precisaram se distanciar de práticas que só são possíveis de serem executadas de forma presencial, o que surgiu como um obstáculo para a realização da Resolução de Problemas durante o ensino remoto.pt_BR
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