00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, José Roberto Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602942466421097pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Figuera Júnior, Oséias Batista-
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Maristher Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1644541851118650pt_BR
dc.contributor.referee2Figuera Júnior, Oséias Batista-
dc.creatorSantos, Verônica Lopes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404612584148559pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T14:51:08Z-
dc.date.available2022-06-14-
dc.date.available2022-06-14T14:51:08Z-
dc.date.issued2022-01-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Verônica Lopes dos. Guerreiro São Pedro Alagoano : lutas e resistência na preservação da cultura folclórica (1990-2020). 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9247-
dc.description.abstractO Guerreiro is a popular play of profane-religious character by singers, dancers and mystics who announced the arrival of the Messiah and paid tribute to the three wise men by praising the owners of the houses, where it is known that this revelry was also the result of a great process of miscegenation consequently of the Portuguese European colonization on the Northeast coast, where Indians and blacks mix with the colonizer, providing the emergence of several popular manifestations of Reisado character, which include the Bumba-meu-boi, Pastoril and the Guerreiro himself. The Guerreiro revelry remains very much alive in contemporary Alagoas society, where the masters and mistresses and other players of such revelry at all costs maintain the tradition as a popular revelry in spaces of a culture of resistance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectGuerreiropt_BR
dc.subjectAlagoaspt_BR
dc.subjectResistência Culturalpt_BR
dc.subjectFolklorept_BR
dc.subjectWarriorpt_BR
dc.subjectCultural Resistencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleGuerreiro São Pedro Alagoano : lutas e resistência na preservação da cultura folclórica (1990-2020)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Guerreiro é uma auto popular de caráter profano-religioso de cantores, dançadores e místicos que anunciavam a chegada do Messias e homenagear os três Reis magos a fazer uma louvação aos donos das casas, onde se sabe o folguedo também foi fruto de um grande processo de miscigenação consequentemente da colonização Europeia Portuguesa na CostaNordestina, onde índios e negros misturam-se com o colonizador proporcionando o surgimento de várias manifestações populares do caráter de Reisado onde se incluem os próprios Bumba-meu-boi, Pastoril e o próprio Guerreiro. O folguedo Guerreiro permanece bastante vivo na sociedade alagoana contemporânea, onde mestre e mestras e demais brincantes de tais folguedos a todo custo mantém a tradição enquanto folguedo popular em espaços de uma cultura de resistência.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guerreiro São Pedro Alagoano - lutas e resistência na preservação da cultura folclórica (1990-2020).pdf4.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.