00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
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Tipo: Dissertação
Título: Transparência ativa da informação mediada por redes sociais eletrônicas: parâmetros de qualidade de uso nos Ministérios Públicos Estaduais brasileiros
Título(s) alternativo(s): Active transparency of information mediated by electronic social networks: parameters of quality of use in Brazilian State Public Ministries
Autor(es): Ferreira, João Rodrigo Santos
Primeiro Orientador: Souza, Edivanio Duarte de
metadata.dc.contributor.referee1: Finger, Andrew Beheregarai
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Rodrigo Moreno
Resumo: A transparência ativa requer dos órgãos e das entidades públicas a divulgação de informações de interesse geral ou coletivo sem que tenham sido provocados. A efetividade desse processo tem, como fundamento, a adequação dos serviços informacionais prestados aos instrumentos normativos vigentes e a alguns parâmetros avaliativos específicos de qualidade. Esta pesquisa analisou a transparência ativa da informação mediada pelas redes sociais eletrônicas no contexto dos Ministérios Públicos Estaduais (MPEs) brasileiros. Operacionalmente, para o cumprimento dos objetivos específicos, identificaram-se as principais redes sociais eletrônicas usadas pelos MPEs na disponibilização da informação; levantaram-se parâmetros de avaliação da transparência da informação mediada por essas redes; avaliou-se, com base nesses parâmetros, a conformidade dos serviços informacionais mediados pelas redes sociais selecionadas aos critérios desejáveis de transparência; indicou-se um quadro de referências para os serviços informacionais mediados pelas redes sociais eletrônicas a partir da definição de parâmetros específicos, no âmbito dessas instituições. A pesquisa se caracterizou, quanto aos objetivos, à abordagem e aos procedimentos de coletada de dados, respectivamente, como descritiva, quantiqualitativa e documental. O universo da pesquisa compreendeu os MPEs brasileiros. A amostra intencional, por sua vez, contemplou cinco unidades ministeriais distribuídas nas cinco regiões brasileiras. Para tanto, fez-se uso da documentação direta, mais precisamente, a pesquisa em documentos e em informações disponibilizados em três redes sociais eletrônicas, Facebook, Twitter e Instagram, das instituições selecionadas, durante os meses de setembro, de outubro e de novembro de 2020. O levantamento documental foi realizado com apoio em roteiro destinado à coleta, à classificação e à sistematização dos dados diretamente observáveis. Com isso, foi possível organizá-los e prepará-los para o posterior cotejo com os parâmetros avaliativos previamente definidos com base em normatização interna e em legislação específica. Na sistematização dos dados, foram produzidos quadros para visualização dos itens analisados e laudos com discussões acerca da transparência ativa mediada pelas redes sociais eletrônicas em cada uma das unidades ministeriais. Os resultados evidenciaram o atual quadro da transparência mediada pelas redes sociais eletrônicas nos MPEs. Os achados científicos ratificaram o entendimento de que as redes sociais compõem esse quadro de ferramentas infocomunicacionais usadas no processo de transparência, pois possuem as características necessárias para esse fim, e revelaram que, isoladamente, elas não alcançariam o nível de complexidade legal, normativa e socialmente exigido dos serviços informacionais ligados à transparência administrativa. Com isso, considera-se o uso das redes sociais eletrônicas como ferramentas auxiliar no quadro da transparência ativa da informação nas unidades ministeriais, bem como a contribuição da pesquisa com o panorama de pesquisas, no campo informacional e institucional.
Abstract: The active transparency requires public institutions to disclose information of general or collective interest without provoking it. The effectiveness of the transparency process is based on the adequacy of information services to the current normative instruments and to some specific quality evaluation parameters. This research analyzed the active transparency of information mediated by electronic social networks in the context of the Brazilian State Public Ministries (MPEs). Operationally, for the fulfillment of specific objectives, the main electronic social networks used by MPEs in providing information were identified; parameters for assessing the transparency of information mediated by these networks were raised; Based on these parameters, the conformity of the information services mediated by the selected social networks to the desirable criteria of transparency was evaluated; and a list of references for information services mediated by electronic social networks was indicated based on the definition of specific parameters for these institutions. The research was characterized, in terms of objectives, approach and data collection procedures, respectively, as descriptive, as quantitative and qualitative and as documentary. The research universe comprised Brazilian MPEs. The intentional sample included five ministerial units distributed in the five Brazilian regions. For this purpose, direct documentation was used, more precisely the search in the documents and information made available on three electronic social networks, Facebook, Twitter and Instagram, of the selected institutions, during the months of September, October and November 2020.The documentary survey was carried out with support in a script for the collection, classification and systematization of directly observable data. From this, it was possible to organize and prepare them for the subsequent comparison with the evaluation parameters previously defined based on internal regulations and specific legislation. In the systematization of the data, tableaus were produced to view the analyzed items and reports with discussions about active transparency mediated by electronic social networks in each of the ministerial units. The analysis and discussions highlighted the current situation of transparency mediated by electronic social networks in MPEs. The scientific findings confirmed the understanding that social networks belong to the framework of informational and communicational tools used in the transparency process, as they have the necessary characteristics for this purpose, and revealed that social networks alone would not reach legal, normative and social complexity required of information services linked to administrative transparency. With this, it is considered that the use of electronic social networks as auxiliary tools in the framework of the active transparency of information in the ministerial units, as well as the contribution with the panorama of researches in the informational and institutional field.
Palavras-chave: Acesso à informação
Redes sociais
Transparência ativa
Ministérios Públicos Estaduais - Brasil
Access to information
Social media
Active transparency
State Public Ministries - Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: FERREIRA, João Rodrigo Santos. Transparência ativa da informação mediada por redes sociais eletrônicas: parâmetros de qualidade de uso nos Ministérios Públicos Estaduais brasileiros. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9239
Data do documento: 26-fev-2021
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