00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138600190152396pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Weider Alberto Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8737821765668655pt_BR
dc.creatorMalafaia, Katiuscia Gomes da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2526107489305064pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-10T19:20:16Z-
dc.date.available2022-06-10-
dc.date.available2022-06-10T19:20:16Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationMALAFAIA, Katiuscia Gomes da Silva. Uso da Tecnologia da Informação na sala de aula: percepções de alunos surdos sobre os contributos às aprendizagens. 2022. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9231-
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the results of a case study type quantitative and qualitative research carried out with deaf students from a state school in the city of Maceió, with the general objective of discussing how information and communication technologies used in the classroom by the teacher can contribute to the learning of these students. The subjects of the investigation are students who are in high school and have some degree of hearing impairment. The investigation was based on the theoretical contributions of authors such as Kenski (2007), Moran (2013), Carneiro (2007), Sá (2002) and Skliar (2016). The results show that the use of Information and Communication Technology makes the learning of students with deafness more dynamic, considering that they are much more visual when it comes to assimilation of content in the classroom. The investigation reaffirms the need for teacher training more focused on the use of technologies in the classroom as well as more specific methodologies for school inclusion of students with special educational needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleUso da Tecnologia da Informação na sala de aula: percepções de alunos surdos sobre os contributos às aprendizagenspt_BR
dc.title.alternativeUse of information technology in the classroom: deaf students perceptions on contributions to learningpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma análise dos resultados de uma pesquisa quanti-qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com alunos surdos de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Maceió, tendo como objetivo geral discutir como as tecnologias da informação e da comunicação utilizadas em sala de aula pelo professor podem contribuir com a aprendizagem destes alunos. Os sujeitos da investigação cursam o Ensino Médio e têm algum grau de deficiência auditiva. A investigação se fundamentou nas contribuições teóricas de autores como Kenski (2007), Moran (2013), Carneiro (2007), Sá (2002) e Skliar (2016). Os resultados apontam que a utilização de Tecnologia da Informação e da Comunicação torna mais dinâmica a aprendizagem dos alunos com surdez tendo em vista que estes são muito mais visuais quando se trata de assimilação dos conteúdos em sala de aula. A investigação reafirma a necessidade de uma formação do professor mais voltada ao uso das tecnologias em sala de aula, bem como de metodologias mais específicas para inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.