00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9203
Tipo: Dissertação
Título: Botânica no cotidiano : experiências vivenciadas por alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Botany everyday : life experiences by high school students
Autor(es): Souza, Valdiran Wanderley de
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Flávia de Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Correia, Mônica Dorigo
Resumo: As aulas de Botânica para o Ensino Médio envolvem inúmeros nomes de estruturas e nomes científicos, sendo que em geral os alunos desconhecem a importância desse conhecimento. Através de relatos e da experiência vivida em sala de aula, surgiram ideias e propostas visando atrair os alunos para as aulas de Botânica, de forma a incentivar o aprendizado demonstrando que esse conhecimento pode ser útil na vida cotidiana. O presente trabalho teve como objetivo construir e testar diferentes recursos pedagógicos para as aulas de Botânica do Ensino Médio. Para isso foram realizadas três etapas: a) investigação, por meio da análise de questionários, sobre o conhecimento prévio que os alunos apresentavam em relação às plantas encontradas em seu entorno e na escola; b) apresentação de diferentes estratégias pedagógicas que abordassem o uso de tecnologias digitais utilizadas pelos alunos e c) elaboração de um site educativo para professores e alunos do Ensino Médio. Escolheu‐se para a realização dessa pesquisa uma escola da rede pública do Ensino Médio da cidade de Garanhuns, Pernambuco. Participaram da pesquisa 90 alunos, distribuídos em cinco turmas do 2º ano do Ensino Médio, os quais tiveram como professor responsável pelo conteúdo de Botânica no ano de 2012 o mestrando responsável por essa dissertação. Na primeira etapa da pesquisa quali‐quantitativa aplicou‐se um questionário contendo oito questões objetivas e duas questões discursivas. Na segunda etapa foram propostas três atividades de cunho pedagógico, que também foram utilizadas por professores e alunos de outros anos nas aulas de Botânica. A primeira foi um jogo denominado, “Um olhar digital sobre as plantas inseridas em nosso entorno”, onde os alunos pesquisaram e criaram uma exposição fotográfica das plantas existentes no entorno da escola. Na segunda foram utilizados celulares e/ou câmeras digitais para a produção de vídeos, relatando as principais características dos vegetais de maior relevância no cotidiano dos alunos. Para a terceira atividade, utilizou-se como proposta pedagógica para aulas de Botânica no Ensino Médio um jogo oral denominado “Biosoletrando”, o qual consistia em os alunos soletrarem as letras do nome científico dos vegetais e informassem algumas características do mesmo, tais como origem e época de floração. Na última etapa do trabalho foi produzido um site, disponível no endereço eletrônico www.abordandoapercepcaobotanica.webnode.com. Nesse site foram incluídas as atividades bem sucedidas realizadas por professores do Ensino Médio nas aulas de Botânica, além de trazer informações e links úteis para essa disciplina. As ações aqui apresentadas foram consideradas viáveis para utilização por professores de Botânica, uma vez que os alunos passaram a perceber e valorizar a importância das plantas presentes no cotidiano e na escola, por meio do registro de imagens, produção de vídeos e da participação em jogo. Com base nos dados obtidos foi possível comprovar que o uso adequado de recursos pedagógicos nas aulas de Botânica do Ensino Médio enriqueceu o conhecimento dos temas abordados, reunindo práticas educativas, com a participação dos alunos, além de estimular o reconhecimento das plantas encontradas no entorno da escola, desde a saída de casa até a chegada à sala de aula.
Abstract: The Botany classes for high school involves numerous names structures and scientific names, and in general students are unaware of the importance of this knowledge. Through stories and lived experience in the classroom, there were ideas and proposals to attract students to the botany classes, in order to encourage learning demonstrating that this knowledge can be useful in everyday life. This study aimed to build and test different educational resources for high school botany lessons. For this there were three steps: a) research, through the analysis of questionnaires on the previous knowledge that students had in relation to plants found in their surroundings and in school; b) presentation of different teaching strategies that addressed the use of digital technologies used by students and c) development of an educational site for teachers and high school students. We were chosen to carry out this research a school public high school in the city of Garanhuns, Pernambuco. The participants were 90 students divided into five groups of the 2nd year of high school, which had as a teacher responsible for the content of Botany in 2012 for Master's responsible for this dissertation. In the first stage of qualitative and quantitative research applied a questionnaire with eight objective questions and two essay questions. In the second stage have been proposed three educational nature activities, which were also used by teachers and students from other years in Botany classes. The first was a game called, "A digital look at the plants inserted in our surroundings", where students researched and created a photographic exhibition of plants in the surroundings of the school. In the second they used cell phones and / or digital cameras to video production, reporting the main features of the most important crops in the students' daily lives. For the third activity, it was used as a pedagogical proposal for Botany classes in high school an oral game called "Biosoletrando", which consisted of students spell out the letters of the scientific names of plants and inform some features of it, such as origin and flowering season. In the last stage of the work was produced a website, available at the website www.abordandoapercepcaobotanica.webnode.com. This website have been included the successful activities carried out by high school teachers in Botany classes, in addition to providing useful information and links to this discipline. The actions presented here were considered viable for use by Botany teachers, since students come to understand and appreciate the importance of plants present in everyday life and at school, through the registration of images, video production and participation in game . Based on these data it was possible to demonstrate that the appropriate use of educational resources in the School of Botany classes enriched the knowledge of themes, bringing together educational practices, with the participation of students, and encourage recognition of the plants found in the vicinity of school, from leaving home until the arrival to the classroom.
Palavras-chave: Ensino de botânica
Metodologias de ensino
Jogos e vídeos educativos
Educação ambiental
Botany teaching
Teach methodologies
Videos and games to education
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: REFERÊNCIA: SOUZA, Valdiran Wanderley de. Botânica no cotidiano : experiências vivenciadas por alunos do ensino médio. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9203
Data do documento: 24-abr-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Botânica no cotidiano - experiências vivenciadas por alunos do ensino médio.pdf13.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.