00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Janaina Freitas Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8037246904684391pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Eva Rolim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785972548547906pt_BR
dc.contributor.referee2Jeronimo, Lucas Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1786775373568289pt_BR
dc.creatorAcioli, Nicole Goulart Fonsêca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1305036166606281pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T18:41:26Z-
dc.date.available2022-05-31-
dc.date.available2022-05-31T18:41:26Z-
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.citationACIOLI, Nicole Goulart Fonsêca. Jogo de tabuleiro: design aplicado na educação cultural sobre Maceió. 2022. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9177-
dc.description.abstractSince the beginning of the pandemic in Brazil, in March 2020, the seclusion of children and adolescents in their respective homes, and to the care of family members and guardians, began to generate doubts about how the teaching-learning process would continue in remote mode. Before this problem arose, in Maceió, Alagoas, we had already seen the lack of interest of this group of children and youth in the local culture. Through Graphic Design and Game Design, this research suggested a proposal for a solution to this issue through the creation of a board game, “Vôte!”. This game was built following the design methodology of Peón (2009), combining it with some creative tools during the development of the project. The proposed game emerged as an idea to solve the problem presented after we followed the initiative of the Brazilian publisher Galápagos to start the dissemination of a catalog of games in the format then called Print and Play! (Print and Play). In this research, therefore, the publisher's games were analyzed: Dixit, Tacocato and Timeline, and, later, we arrived at “Vôte!” that not only has mechanics similar to these games, being easy for children from eight years old to learn, but also addresses regional and local issues about the culture of Maceió, Alagoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.subjectGame designpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleJogo de tabuleiro: design aplicado na educação cultural sobre Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDesde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, a reclusão das crianças e adolescentes em suas respectivas residências, e aos cuidados de familiares e responsáveis, passou a gerar dúvidas sobre como o processo de ensino-aprendizagem continuaria no modo remoto. Antes deste problema surgir, em Maceió, Alagoas, já acompanhamos o desinteresse deste grupo infanto-juvenil com a cultura local. Através do Design Gráfico e do Design de Jogos, a presente pesquisa sugeriu uma proposta de solução para tal questão através da criação de um jogo de tabuleiro, o “Vôte!”. Este jogo foi construído seguindo a metodologia projetual de Peón (2009), combinando-a com algumas ferramentas criativas no decorrer do desenvolvimento do projeto. O jogo proposto surgiu como ideia para resolver a problemática apresentada após acompanharmos a iniciativa da editora brasileira Galápagos dar início a divulgação de um catálogo de jogos no formato então denominado como Print and Play! (Imprima e Jogue). Nesta pesquisa, foram analisados, portanto, os jogos da editora: Dixit, Tacocato e Timeline, e, posteriormente, chegamos ao “Vôte!” que possui não apenas uma mecânica similar a estes jogos, sendo de fácil aprendizado por crianças a partir de oito anos de idade, assim como também aborda questões regionais e locais sobre a cultura de Maceió, Alagoas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo de tabuleiro: design aplicado na educação cultural sobre Maceió.pdf7.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.