Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Janaina Freitas Silva de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8037246904684391 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Eva Rolim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8785972548547906 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jeronimo, Lucas Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1786775373568289 | pt_BR |
dc.creator | Acioli, Nicole Goulart Fonsêca | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1305036166606281 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T18:41:26Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31 | - |
dc.date.available | 2022-05-31T18:41:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
dc.identifier.citation | ACIOLI, Nicole Goulart Fonsêca. Jogo de tabuleiro: design aplicado na educação cultural sobre Maceió. 2022. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9177 | - |
dc.description.abstract | Since the beginning of the pandemic in Brazil, in March 2020, the seclusion of children and adolescents in their respective homes, and to the care of family members and guardians, began to generate doubts about how the teaching-learning process would continue in remote mode. Before this problem arose, in Maceió, Alagoas, we had already seen the lack of interest of this group of children and youth in the local culture. Through Graphic Design and Game Design, this research suggested a proposal for a solution to this issue through the creation of a board game, “Vôte!”. This game was built following the design methodology of Peón (2009), combining it with some creative tools during the development of the project. The proposed game emerged as an idea to solve the problem presented after we followed the initiative of the Brazilian publisher Galápagos to start the dissemination of a catalog of games in the format then called Print and Play! (Print and Play). In this research, therefore, the publisher's games were analyzed: Dixit, Tacocato and Timeline, and, later, we arrived at “Vôte!” that not only has mechanics similar to these games, being easy for children from eight years old to learn, but also addresses regional and local issues about the culture of Maceió, Alagoas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
dc.subject | Board games | pt_BR |
dc.subject | Graphic design | pt_BR |
dc.subject | Game design | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
dc.title | Jogo de tabuleiro: design aplicado na educação cultural sobre Maceió | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, a reclusão das crianças e adolescentes em suas respectivas residências, e aos cuidados de familiares e responsáveis, passou a gerar dúvidas sobre como o processo de ensino-aprendizagem continuaria no modo remoto. Antes deste problema surgir, em Maceió, Alagoas, já acompanhamos o desinteresse deste grupo infanto-juvenil com a cultura local. Através do Design Gráfico e do Design de Jogos, a presente pesquisa sugeriu uma proposta de solução para tal questão através da criação de um jogo de tabuleiro, o “Vôte!”. Este jogo foi construído seguindo a metodologia projetual de Peón (2009), combinando-a com algumas ferramentas criativas no decorrer do desenvolvimento do projeto. O jogo proposto surgiu como ideia para resolver a problemática apresentada após acompanharmos a iniciativa da editora brasileira Galápagos dar início a divulgação de um catálogo de jogos no formato então denominado como Print and Play! (Imprima e Jogue). Nesta pesquisa, foram analisados, portanto, os jogos da editora: Dixit, Tacocato e Timeline, e, posteriormente, chegamos ao “Vôte!” que possui não apenas uma mecânica similar a estes jogos, sendo de fácil aprendizado por crianças a partir de oito anos de idade, assim como também aborda questões regionais e locais sobre a cultura de Maceió, Alagoas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogo de tabuleiro: design aplicado na educação cultural sobre Maceió.pdf | 7.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.