00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado da Universidade Federal de Alagoas: 10 Anos de Contribuição Científica (2011-2021)
Título(s) alternativo(s): Postgraduate Program in Nursing - Master's at the Federal University of Alagoas: 10 Years of Scientific Contribution (2011-2021)
Autor(es): Santos, Mariana Tavares dos
Primeiro Orientador: Costa, Laís de Miranda Crispim
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Verônica de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Lúcio, Ingrid Martins Leite Lúcio
Resumo: Introdução: investigações acerca da compreensão da contribuição dos programas de pós-graduação que constituem o campo acadêmico é de fundamental importância para ampliar as áreas de conhecimento. O desenvolvimento científico da enfermagem se deu de maneira distinta entre as 5 regiões do Brasil. A nível nacional, a inserção da enfermagem moderna, com base nos princípios nightingaleanos, teve início em 1923, já na esfera local esse início ocorreu, aproximadamente, 50 anos depois. Quanto ao mestrado, este teve seu início datado em 2010, enquanto que a instituição do primeiro curso de mestrado Stricto sensu em enfermagem do Brasil, ocorreu em 1972. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFAL (PPGEN/EENF/UFAL) tem o intuito de capacitar profissionais a desenvolverem a ciência e a prática baseada em evidências em conjunto aos aspectos relacionados à docência. Essas são ferramentas essenciais ao fortalecimento da enfermagem enquanto ciência. Atualmente o conceito CAPES do PPGENF/EENF/UFAL possui nota 4, o que diz respeito a um bom desempenho, tendo em vista que a nota máxima é 5 para programas que ofertam apenas o mestrado. Objetivos: analisar as dissertações advindas do PPGENF/EENF/UFAL quanto a diversos aspectos, como: inserção dos resultados das dissertações nas linhas de pesquisa propostas pelo programa, tipos de abordagem, utilização e importância do uso de referencial teórico próprio da enfermagem, distribuição das dissertações para as linhas de pesquisa propostas pela Agência Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde; quantificação das publicações advindas das dissertações, bem como revista/periódico em que foram publicado. Métodos: estudo histórico, quantitativo, documental, de natureza descritivo-exploratória, cujo recorte temporal compreende o período de 2010 a 2021, o primeiro refere-se à aprovação de criação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na modalidade Stricto sensu proposto pela EENF, e o segundo a uma década de sua criação. Resultados: quanto à distribuição das dissertações pelas linhas ofertadas pelo PPGENF/EENF/UFAL, a linha 1 concentra um maior quantitativo de estudos. A metodologia de pesquisa mais utilizada foi a qualitativa, em segundo lugar a abordagem quantitativa e por último a abordagem mista. Quanto ao uso das teorias de enfermagem, percebe-se que existe uma subutilização, ainda que a maioria dos estudos se enquadrem na metodologia qualitativa, do total de 126 apenas 17 fazem uso das teorias. Quanto ao alinhamento das pesquisas dentro da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, observa-se uma grande adesão ao que é proposto. Em se tratando das publicações advindas das dissertações, observa-se que é necessário melhorar a quantidade de publicações, pois do total de 126 dissertações defendidas, observou-se que foram publicados apenas 83 artigos. Porém quanto ao CAPES/QUALIS, predominam as publicações em QUALIS A-B, com bom fator de impacto. Conclusão: assim sendo, o impacto positivo dos produtos do PPGENF é bastante considerável. Porém, tomando como base os resultados acima citados, há que se investir em estratégias voltadas ao aumento do número de publicações e fortalecimento da enfermagem enquanto ciência.
Abstract: Introduction: investigations about the understanding of the contribution of graduate programs that constitute the academic field is of fundamental importance to expand the areas of knowledge. The scientific development of nursing took place differently among the 5 regions of Brazil. At the national level, the insertion of modern nursing, based on Nightingalean principles, began in 1923, while at the local level this beginning occurred approximately 50 years later. As for the master's degree, it began in 2010, while the institution of the first Stricto sensu master's course in nursing in Brazil took place in 1972. The Graduate Program in Nursing at the UFAL School of Nursing (PPGEN/EENF /UFAL) aims to train professionals to develop science and evidence-based practice together with aspects related to teaching. These are essential tools for strengthening nursing as a science. Currently, the CAPES concept of the PPGENF/EENF/UFAL has a grade of 4, which refers to a good performance, considering that the maximum grade is 5 for programs that offer only the master's degree. Objectives: to analyze the dissertations from the PPGENF/EENF/UFAL regarding several aspects, such as: insertion of the results of the dissertations in the lines of research proposed by the program, types of approach, use and importance of using the theoretical framework of nursing, distribution of dissertations for the lines of research proposed by the National Agency for Health Research Priorities; quantification of publications arising from dissertations, as well as journal/periodical in which they were published. Methods: historical, quantitative, documentary study, of a descriptive-exploratory nature, whose time frame comprises the period from 2010 to 2021, the first refers to the approval of the creation of the Graduate Program in Nursing in the Stricto sensu modality proposed by the EENF , and the second a decade after its creation. Results: regarding the distribution of dissertations by the lines offered by the PPGENF/EENF/UFAL, line 1 concentrates a greater number of studies. The most used research methodology was the qualitative one, secondly the quantitative approach and finally the mixed approach. As for the use of nursing theories, it is clear that there is underutilization, although most studies fit into the qualitative methodology, out of a total of 126, only 17 make use of theories. As for the alignment of research within the National Agenda of Priorities in Health Research, there is great adherence to what is proposed. In the case of publications arising from dissertations, it is observed that it is necessary to improve the number of publications, because of the total of 126 dissertations defended, it was observed that only 83 articles were published. However, regarding CAPES/QUALIS, publications in QUALIS A-B predominate, with a good impact factor. Conclusion: therefore, the positive impact of PPGENF products is quite considerable. However, based on the results mentioned above, it is necessary to invest in strategies aimed at increasing the number of publications and strengthening nursing as a science.
Palavras-chave: Educação de Pós-Graduação em enfermagem
Produção científica e tecnológica
Teoria de enfermagem
Pesquisa
Graduate nursing education
Scientific and technological production
Nursing theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: SANTOS, Mariana Tavares dos. Programa de Pós-graduação em Enfermagem – Mestrado da Universidade Federal de Alagoas: 10 Anos de Contribuição Científica (2011-2021). 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9171
Data do documento: 6-mai-2022
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