00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Ângelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Carla Juliana Silva-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8934-9900pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872604121940046pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mônica Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947067470970256pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.creatorXavier, Laura Taís Bernardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6279904650635127pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-28T00:41:33Z-
dc.date.available2022-05-27-
dc.date.available2022-05-28T00:41:33Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.identifier.citationXavier, Laura Taís Bernardo. A importância da formação continuada para professores de química. 2022. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9167-
dc.description.abstractContinuing education is of great importance for students, as it aims to fill gaps arising from life, also to update teachers and new students, to complement teaching and learning. Within this scenario, the objective of this work was to obtain information on how teachers and students were in the final stretch of continuing education, highlighting their entries, their opinions on continuing education, availability of time and support from school management. This data collection was carried out using a training made by google, in continuation that took place virtually on google meet due to the pandemic. No total participants and with specific objectives such as 30 participants in black chemistry, graduating or graduating as specialists, and doctors in chemistry. The form consisted of 9 questions related to continuing education, with two (2) of these questions being open and seven (7) being closed. A collection of data collected individually and an analysis also performed individually, with a qualitative approach more correlated with lexical analysis. During the management, it was possible to observe that the greatest resistance to seeking support for the ability to take a course is the lack of demands and an evident desire for school support. Participants recognize the importance of continuing education and seek professional evolution with a broader teaching-learning process, despite the many challenges to be overcome.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectChemistry - Teaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA Importância da formação continuada para professores de químicapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of continuing education for chemistry teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA formação continuada tem uma grande importância na vida dos professores e alunos, pois visa preencher lacunas advindas da graduação, além de também atualizar os professores para levar novidades para os alunos, melhorando o ensino e o aprendizado. Dentro deste cenário, o objetivo deste trabalho foi obter informações de como os professores e alunos que estava na reta final da graduação compreendiam a importância da formação continuada, destacando seus entraves, suas opiniões sobre formação continuada, disponibilidade de tempo e apoio da gestão escolar. Essa coleta de dados foi realizada com o uso de um formulário feito pelo o google, em uma formação continuada que aconteceu de forma virtual no google meet por conta da pandemia. No total, foram alcançados 30 participantes e tinha como objetivo o público de licenciados em química, graduandos em química preste a concluir o curso, especialistas, mestre e doutores em química. O formulário era formado com 9 perguntas relacionada a formação continuada, sendo duas (2) dessas perguntas abertas e sete (7) fechadas. A coleta de dados ocorreu de forma individual e a análise realizada também de forma individualizada, com abordagem qualitativa mais correlacionada com análise léxica. Durante a pesquisa foi possível observar que a maior queixa dos entrevistados em poder fazer um curso de formação continuada é a falta de tempo diante de tantas demandas e um desejo evidente de que haja apoio da gestão escolar. Os participantes reconhecem a importância da formação continuada e buscam ter uma evolução profissional com uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem, apesar dos muitos desafios a serem superados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da formação continuada para professores de química.pdf843.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.