00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Maria Auxiliadora Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605354687169566pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Marinho da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2507999385633250pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-23T16:57:07Z-
dc.date.available2022-05-23-
dc.date.available2022-05-23T16:57:07Z-
dc.date.issued2011-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Marinho da. Hipertexto e material didático online no contexto do curso de pedagogia a distância da UAB/UFAL. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9146-
dc.description.abstractCurrently it is verified an increase in the supply and demand of distance learning courses, as a result of that, the demand for development of methodologies that could provide the specific needs of this educational way also increases. In this context there are the teaching materials that have raised discussions about their particularities. This research analyses how this material can use the hypertext as a significant educational resource in their structure for distance learning courses with the use of Virtual Learning Places. The theoretical base is centered in Lévy (1993, 1996 and 1998), Xavier (2001, 2002 and 2009), Primo (2002 and 2007), Pinheiro (2005), Santos (2005) and Gomes (2007), among others. This research is of an on line qualitative nature; the strategy used is the study of case, with the directions given by Takahashi (2006), Flick (2009) and Creswell (2007). Following these orientations, the work developed during the research tried to collect data by using bibliographic material, webgraphics, data collection, tabulation and analyzing these data through analysis of the on line teaching materials of the Education Course of Universidade Aberta do Brasil (UAB) in association with Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Looking at the obtained results, we verify that the use of hypertext also needs to be improved and amplified in its possibilities of creation converging as a significant educational resource and potencialising the teaching and learning process, animating the student to research and motivating to texts production and, consequently, active participation in the process of searching and developing knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHipertexto – Recurso pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino superior a distânciapt_BR
dc.subjectInteração e interatividadept_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectHypertext - Educational Resourcept_BR
dc.subjectTop distance learningpt_BR
dc.subjectInteraction and interactivitypt_BR
dc.subjectCoursewarept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleHipertexto e material didático online no contexto do curso de pedagogia a distância da UAB/UFALpt_BR
dc.title.alternativeHipertext and online teaching materials in the context of course a distance of pedagogy UAB/ UFALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoConstata-se atualmente um aumento de procura e oferta de cursos a distância, em decorrência disso, cresce também a demanda pelo desenvolvimento de metodologias que consigam suprir as necessidades específicas desta modalidade educacional. Neste cenário encontra-se o material didático que tem suscitado discussões acerca de suas particularidades. Esta pesquisa analisa como este material pode utilizar o hipertexto como recurso pedagógico significativo em sua estruturação para cursos a distância com a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A fundamentação teórica está centrada em Lévy (1993, 1996 e 1998), Xavier (2001, 2002 e 2009), Primo (2002 e 2007), Pinheiro (2005), Santos (2005) e Gomes (2007), entre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa online; a estratégia utilizada é o estudo de caso, com os direcionamentos de Takahashi (2006), Flick (2009) e Creswell (2007). Seguindo essas orientações, o trabalho desenvolvido no período da pesquisa procurou coletar dados utilizando levantamentos bibliográficos, webgráficos, coleta de dados, tabulação e análise desses dados através da análise do material didático online do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Diante dos resultados obtidos, verifica-se que a utilização do hipertexto ainda precisa ser aperfeiçoada e ampliada em suas possibilidades de criação, convergindo como recurso pedagógico significativo e potencializando o processo de ensino e aprendizagem, impulsionando o aluno à pesquisa e à produção textual e, consequentemente, incentivando sua participação ativa no processo de busca e construção do conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hipertexto e material didático online no contexto do curso de Pedagogia a distância da UAB-UFAL.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.