00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.creatorSantos, Lidiana Patrícia Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6537078412002890pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-20T16:36:53Z-
dc.date.available2022-05-20-
dc.date.available2022-05-20T16:36:53Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Lidiana Patrícia Soares. A fraseologia na sala de aula: uma proposta com expressões idiomáticas para alunos dos últimos anos do ensino fundamental. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9130-
dc.description.abstractThis research was motivated by the difficulty commonly presented by elementary school students in understanding texts due to the vocabulary restriction that compromises not only textual comprehension, but also the production of oral and written texts. It is known that the explicit teaching of vocabulary is little practiced in Portuguese language classes, unlike what happens in foreign language teaching. Thus, also in the teaching of the mother tongue, it is convenient to think of significant didactic activities that cover not only the study of words alone, but also of “words and their companions” (LEFFA, 2000) and in phrasal units, as in the case of scope of Phraseology. This work, originally conceived as an action research that intended to provide an experience of didactic intervention with 8th grade students of a public school in Maceió, underwent changes due to a new school reality due to the Coronavirus Pandemic that devastated the country in 2020, making it impossible for the author to apply it in presence. As a result of this, as a product of her research, the author presents an Activity Book with the aim of assisting the Professor in their teaching practice, aiming to increase the development of the lexical competence of students through the teaching-learning of elements of Phraseology, specifically the idiomatic expressions, also aiming at the development of the metaphorical sensibility necessary for the inferential reading. The material consists of exercises for application in meaningful and playful activities, using texts, exercises, involving phrases, blank texts, and other activities already tested and approved in foreign language teaching by the author of this proposal and perfectly adaptable to language teaching Portuguese. The theoretical basis of the research is based on authors in the area of Lexicology (Polguère, 2018), Vocabulary Teaching (Bezerra, 2004), Phraseology (Paim, 2018) and Idioms Tagnin (1989) and Xatara (2002). In order to assist in the didacticization of the proposal, the author presents, within the referred booklet, elements of theoretical foundation of the theme and nine lesson plans.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLexicologiapt_BR
dc.subjectFraseologiapt_BR
dc.subjectVocabulário - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectExpressões idiomáticaspt_BR
dc.subjectPhraseologypt_BR
dc.subjectVocabulary - Study and teachingpt_BR
dc.subjectIdiomspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA fraseologia na sala de aula: uma proposta com expressões idiomáticas para alunos dos últimos anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePhraseology in the classroom: a proposal with expressions idioms for students in the last years of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi motivada pela dificuldade comumente apresentada por estudantes do Ensino Fundamental em compreender textos devido à restrição vocabular que lhes compromete não só a compreensão textual, como também a produção de textos orais e escritos. Sabe-se que o ensino explícito do vocabulário é pouco praticado nas aulas de Língua Portuguesa, diferindo do que ocorre no ensino das línguas estrangeiras. Assim, também no ensino da língua materna, convém pensar- se em atividades didáticas significativas que abranjam não apenas o estudo das palavras isoladamente, como também de “palavras e suas companhias” (LEFFA, 2000) e em unidades frasais, tal como no âmbito da Fraseologia. Este trabalho, originalmente concebido como uma pesquisa-ação que pretendia propiciar experiência de intervenção didática com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió, sofreu alterações diante da nova realidade escolar posta pela pandemia do novo Coronavírus, que assolou o país em 2020, impossibilitando a autora de aplicá-lo presencialmente. Em virtude disso, como produto de sua pesquisa, a autora apresenta um Caderno de Atividades com o objetivo de auxiliar o Professor em sua prática docente, visando incrementar o desenvolvimento da competência lexical dos estudantes por meio do ensino-aprendizagem de elementos da Fraseologia, especificamente as expressões idiomáticas, objetivando também o desenvolvimento da sensibilidade metafórica necessária à leitura inferencial. O material é constituído de exercícios de aplicação em atividades significativas e lúdicas e utiliza-se de textos, exercícios, envolvendo frases, textos lacunados e outras atividades, já testadas e aprovadas no ensino de línguas estrangeiras pela autora desta proposta, perfeitamente adaptáveis ao ensino de língua portuguesa. A base teórica da pesquisa fundamenta-se em autores das áreas da Lexicologia (Polguère, 2018), do Ensino do Vocabulário (Bezerra, 2004), da Fraseologia (Paim, 2018) e das Expressões Idiomáticas Tagnin (1989) e Xatara, (2002). A fim de auxiliar a didatização da proposta, dentro do referido Caderno são apresentados elementos de fundamentação teórica do tema e nove planos de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.