00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Apontamentos da intolerância com religiões de matrizes africanas no Ensino fundamental
Autor(es): Castro, Anderson José Carvalho de
Primeiro Orientador: Pereira, Parmênides Justino
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Siloé Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Marli de Araújo
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem sobre os apontamentos da intolerância com religiões de matrizes africanas no Ensino Fundamental. Como objetivo, o mesmo busca conhecer o problema da intolerância com religiões de matrizes africanas no ensino fundamental; pesquisar sobre a diversidade cultural e religiosa no espaço escolar e citar documentos legais que embasam o ensino religioso nas escolas brasileiras. A intolerância religiosa é uma realidade no Brasil, ainda é grande o número de pessoas que não compreendem a importância do Ensino Religioso nas escolas, porém, o que possivelmente deve faltar são informações quanto a essa relevância. Sendo o Brasil um Estado laico, o Ensino Religioso não deve focar em uma única religião, evitando assim o proselitismo. No entanto, é preciso que a população perceba que a religião faz parte da cultura brasileira e, como tal, deve ser valorizada e respeitada por cada um. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo seu referencial teórico composto por autores que desenvolveram obras pertinentes ao tema abordado, assim como, por meio de artigos e monografias encontrados em bancos de dados e sites eletrônicos, como por exemplo, o Scielo e o Google Acadêmico. Conclui-se que, embora existam leis que são taxativas quanto ao ensino religioso nas escolas, sendo estas de conhecimento dos profissionais da educação, poucos são os educadores que de fato cumprem o que está preconizado nas mesmas, sendo assim, a questão da intolerância se torna cada vez mais recorrente.
Abstract: This work presents an approach on the notes of intolerance with religions of African origin in Elementary School. As an objective, it seeks to understand the problem of intolerance with religions of African origin in elementary school; research on cultural and religious diversity in the school space and quote legal documents that support religious education in Brazilian education schools. Religious intolerance is a reality in Brazil, there is still a large number of people who do not understand the importance of Religious Education in schools, however, what may possibly be lacking is information regarding this relevance. Since Brazil is a secular state, Religious Education should not focus on a single religion, thus avoiding proselytism. However, it is necessary for the population to realize that religion is part of Brazilian culture and, as such, must be valued and respected by each one. For the development of the present work, a bibliographic research was carried out, its theoretical framework being composed of authors who developed works pertinent to the topic addressed, as well as, through articles andmonographs found in databases and electronic sites, such as, for example, Scielo and Google Scholar. It is concluded that, although there are laws that are strict regarding religious teaching in schools, which are known to education professionals, few educators actually fulfill what is recommended in them, thus, the issue of intolerance is makes it more and more recurrent.
Palavras-chave: Ensino religioso - Ensino fundamental
Intolerância religiosa
Religiões africanas
Religious education - Elementary School
Religious intolerance
African Religion
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: CASTRO, Anderson José Carvalho de. Apontamentos da intolerância com religiões de matrizes africanas no Ensino fundamental. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais – Ensino a Distância) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9104
Data do documento: 27-nov-2020
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