00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9063
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o Ensino médio
Título(s) alternativo(s): Teaching-learning of English language: the music and translation as a pedagogical propose for the High School
Autor(es): Santos, Wellison Barbosa dos
Primeiro Orientador: Pitombeira, Cátia Veneziano
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rosycléa Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Lucas Rodrigues
Resumo: Com a influência da globalização e necessidade de comunicação intercultural, a língua inglesa adquiriu grande utilidade, sendo a língua da tecnologia e dos negócios; a língua mais estudada no mundo (RICHARDS e RODGERS, 2001). A proposta da presente pesquisa é observar o panorama dos métodos de ensino de línguas a partir do pressuposto da compreensão de que não há um melhor do que outro, porém há métodos melhores para cada público específico (PRABHU, 1990) destacando a tradução como favorável ao ensino de línguas (LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), por meio da utilização de música como meio criativo, dinâmico e cativante. Apresentamos como fundamentação teórica na área de métodos de estudo (UPHOFF, 2008; JALIL e PROCAILO, 2009), a relevância da tradução para estudo da língua inglesa (CAMPOS, 1986; LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), e a aplicação da música no ensino de língua inglesa (GOBBI, 2011; BELARMINO, 2012; BONATO, 2014). A pesquisa qualitativa teve como análise a aplicação de uma aula em período de estágio supervisionado utilizando-se a tradução e música, seguida de uma investigação sobre os documentos oficiais do Ministério da Educação, PCN e BNCC e finalizando com proposta de nova aula com uma música popular para alunos do ensino médio.
Abstract: With the influence of globalization and the need for intercultural communication, the English language acquired great utility, being the language of technology and business; the most studied language in the world (RICHARDS and RODGERS, 2001). The purpose of this research is to observe the panorama of language teaching methods based on the assumption of understanding that there is not one better than another, but there are better methods for each specific audience (PRABHU, 1990) highlighting the translation as favorable to the language teaching (LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), through the use of music as a creative, dynamic and captivating medium. We present as a theoretical foundation in the field of study methods (UPHOFF, 2008; JALIL and PROCAILO, 2009), the relevance of translation for the study of the English language (CAMPOS, 1986; LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), and the application of music in English language teaching (GOBBI, 2011; BELARMINO, 2012; BONATO, 2014). The qualitative research analyzed the application of a class during a supervised internship period using translation and music, followed by an investigation of the official documents of the Ministry of Education, PCN and BNCC and ending with a proposal for a new class with a popular song for high school students.
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Metodologia
Aprendizagem
Música - Tradução
English language - Study and teaching
Methodology
Learning
Music - Translation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês) Ensino a Distância
Citação: SANTOS, Wellison Barbosa dos. Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o ensino médio. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras–Inglês – Ensino a distância) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9063
Data do documento: 15-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o ensino médio.pdf595.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.