Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9063
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o Ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Teaching-learning of English language: the music and translation as a pedagogical propose for the High School |
Autor(es): | Santos, Wellison Barbosa dos |
Primeiro Orientador: | Pitombeira, Cátia Veneziano |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Rosycléa Dantas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Lucas Rodrigues |
Resumo: | Com a influência da globalização e necessidade de comunicação intercultural, a língua inglesa adquiriu grande utilidade, sendo a língua da tecnologia e dos negócios; a língua mais estudada no mundo (RICHARDS e RODGERS, 2001). A proposta da presente pesquisa é observar o panorama dos métodos de ensino de línguas a partir do pressuposto da compreensão de que não há um melhor do que outro, porém há métodos melhores para cada público específico (PRABHU, 1990) destacando a tradução como favorável ao ensino de línguas (LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), por meio da utilização de música como meio criativo, dinâmico e cativante. Apresentamos como fundamentação teórica na área de métodos de estudo (UPHOFF, 2008; JALIL e PROCAILO, 2009), a relevância da tradução para estudo da língua inglesa (CAMPOS, 1986; LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), e a aplicação da música no ensino de língua inglesa (GOBBI, 2011; BELARMINO, 2012; BONATO, 2014). A pesquisa qualitativa teve como análise a aplicação de uma aula em período de estágio supervisionado utilizando-se a tradução e música, seguida de uma investigação sobre os documentos oficiais do Ministério da Educação, PCN e BNCC e finalizando com proposta de nova aula com uma música popular para alunos do ensino médio. |
Abstract: | With the influence of globalization and the need for intercultural communication, the English language acquired great utility, being the language of technology and business; the most studied language in the world (RICHARDS and RODGERS, 2001). The purpose of this research is to observe the panorama of language teaching methods based on the assumption of understanding that there is not one better than another, but there are better methods for each specific audience (PRABHU, 1990) highlighting the translation as favorable to the language teaching (LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), through the use of music as a creative, dynamic and captivating medium. We present as a theoretical foundation in the field of study methods (UPHOFF, 2008; JALIL and PROCAILO, 2009), the relevance of translation for the study of the English language (CAMPOS, 1986; LUCINDO, 2006; GIESTA, 2011), and the application of music in English language teaching (GOBBI, 2011; BELARMINO, 2012; BONATO, 2014). The qualitative research analyzed the application of a class during a supervised internship period using translation and music, followed by an investigation of the official documents of the Ministry of Education, PCN and BNCC and ending with a proposal for a new class with a popular song for high school students. |
Palavras-chave: | Língua inglesa - Estudo e ensino Metodologia Aprendizagem Música - Tradução English language - Study and teaching Methodology Learning Music - Translation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) Ensino a Distância |
Citação: | SANTOS, Wellison Barbosa dos. Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o ensino médio. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras–Inglês – Ensino a distância) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9063 |
Data do documento: | 15-dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o ensino médio.pdf | 595.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.