00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: Corpos em movimento: participação de alagoanas na migração de mulheres para a formação de enfermeiras – 1930/1960
Título(s) alternativo(s): Bodies in movement: participation of Alagoas in the migration of women for the training of nurses – 1930/1960
Autor(es): Lima, Karla Mychelle Cezario de
Primeiro Orientador: Santos, Regina Maria dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Laís de Miranda Crispim
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Luiz Otávio
metadata.dc.contributor.referee2: Rozendo, Célia Alves
Resumo: O objeto de estudo dessa dissertação é a participação de alagoanas no movimento migratório para as escolas de formação de enfermeiras na capital do Brasil, no período de 1930 a 1960. São objetivos: descrever como a conjuntura social, da saúde e da Enfermagem favoreceu a migração de mulheres para ingressarem em Escolas de Enfermeiras no Rio de Janeiro; e analisar no perfil das mulheres alagoanas que migraram para Escolas de Enfermeiras no Rio de Janeiro a fim de obterem profissionalização em Enfermagem, entre 1930 e 1960, as características que deram maior visibilidade e concretude à sua migração. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, histórico-social. O recorte geográfico estabelecido para este estudo foi o Brasil, delimitado aos Estados de Alagoas e Rio de Janeiro, o primeiro por ser o estado de origem das moças migrantes que se matricularam nas Escolas de Enfermeiras no Rio de Janeiro; e o segundo por ter sido o estado em que despontou o processo de profissionalização da Enfermagem brasileira, bem como por ter sido o local de destino das alagoanas que migraram a fim de obter profissionalização em Enfermagem. O recorte temporal foi entre 1930 e 1960, tendo estabelecido as Escolas de Enfermagem Anna Nery, Luiza de Marillac e Raquel Hadock Lobo para compor o estudo. Considerando os três passos na produção de um trabalho histórico – levantamento de dados; avaliação crítica destes dados; e apresentação dos fatos, interpretação e conclusões – este estudo utilizou como fontes históricas recortes de jornais, atas das reuniões de diretoras de Escolas de Enfermagem e um banco de dados das fichas de inscrição de alunas alagoanas que migraram para estudar nas Escolas supracitadas. Após leitura crítica do corpus documental, os achados foram classificados, contextualizados e analisados à luz da teoria de Portes, transmutando o conceito de migração horizontal entre países em desenvolvimento para o nível dos deslocamentos internos no Brasil, na busca por qualificação em Enfermagem. Os resultados desta pesquisa foram categorizados de acordo com o teórico em determinantes primários, secundários e terciários da migração de recursos humanos qualificados, relativos aos locais de destino, de origem e individuais, respectivamente. Quanto aos determinantes primários, o Rio de Janeiro, no pós-1930, enquanto capital da República, representa a centralização do poder político, que atrelado à intensa urbanização, industrialização e investimento na rede escolar, emerge como estado modelo do Brasil; em decorrência disso, há um significativo aumento dos postos de trabalho a serem ocupados por enfermeiras diplomadas, pela ampliação da rede de assistência à saúde, sendo necessário um aumento na formação dessa profissional, o que culminou com o recrutamento de moças por todo o país, principalmente do Norte e Nordeste. Alagoas, sendo incapaz de oferecer maiores oportunidades para moças com ensino secundário e outros cursos, atrelado a ainda persistente política oligárquica, coronelista e patriarcal, acabou por impelir moças com níveis mais altos de qualificação a saírem do estado para conquistarem outras perspectivas de vida. O recrutamento pelas Escolas de Enfermeiras em estudo foi uma estratégia bem-sucedida dessas moças garantirem sua saída do Estado de maneira segura e honrada. No que concerne os fatores primários, o resgate dos dados das fichas de inscrição dessas alunas demonstram que, em sua maioria, detinham os atributos, explícitos e implícitos, para se tornarem discentes nas Escolas estudadas: branca, classe média, da capital, portadora do ensino secundário e de outros cursos, principalmente ginásio e normal, entre 16 e 25 anos e católicas. Conclui-se que a história das mulheres alagoanas, superando as adversidades decorrentes de um deslocamento geográfico, seja temporário ou permanente, contribuiu significativamente para visualizar uma faceta do prisma da consolidação da Enfermagem Moderna como carreira para as mulheres desta terra.
Abstract: The object of this dissertation is the participation of Alagoas women in the migratory movement to the schools of formation of nurses in the capital of Brazil, from 1930 to 1960. The objectives are: to describe how the social, health and nursing situation favored the migration of women to enter Nursing Schools in Rio de Janeiro; and to analyze in the profile of women from Alagoas who migrated to Nursing Schools in Rio de Janeiro in order to obtain professionalism in Nursing, between 1930 and 1960, the characteristics that gave greater visibility and concreteness to their migration. This is a qualitative, historical-social study. The geographic cut-off established for this study was Brazil, limited to the states of Alagoas and Rio de Janeiro, the first for being the state of origin of the migrant girls who enrolled in the Nursing Schools in Rio de Janeiro; and the second for being the state in which the process of professionalization of Brazilian Nursing took place, as well as for being the destination of the Alagoas girls who migrated in order to obtain professionalization in Nursing. The time cut was between 1930 and 1960, having established the Anna Nery, Luiza de Marillac and Raquel Hadock Lobo Nursing Schools to compose the study. Considering the three steps in the production of a historical work - data collection; critical evaluation of these data; and presentation of facts, interpretation and conclusions - this study used as historical sources newspaper clippings, minutes of meetings of directors of Nursing Schools and a database of registration forms of Alagoas students who migrated to study in the aforementioned Schools. After critical reading of the corpus of documents, the findings were classified, contextualized, and analyzed in light of Portes theory, transmuting the concept of horizontal migration between developing countries to the level of internal displacement in Brazil, in the search for qualification in Nursing. The results of this research were categorized according to the theoretical into primary, secondary and tertiary determinants of migration of qualified human resources, relative to the places of destination, origin and individual, respectively. As for the primary determinants, Rio de Janeiro, in the post-1930 period, as capital of the Republic, represents the centralization of political power, which linked to intense urbanization, industrialization and investment in the school network, emerges as a model state in Brazil; in decorrẽncia of this, there is a significant increase in the number of jobs to be occupied by qualified nurses, through the expansion of the health care network, and an increase in the training of this professional is necessary, which culminated in the recruitment of girls throughout the country, mainly from the North and Northeast. Alagoas, being unable to offer greater opportunities to girls with secondary education and other courses, linked to still persistent oligarchic, colonelist and patriarchal politics, ended up impelling girls with higher levels of qualification to leave the state to conquer other life perspectives. Recruitment by the Nurse Schools under study was a successful strategy for these girls to ensure their safe and honorable exit from the state. In terms of primary factors, the data from the enrollment forms of these students show that most of them had the attributes, explicit and implicit, to become students in the Schools studied: white, middle class, from the capital, carrier of secondary education and other courses, mainly gymnasium and normal, between 16 and 25 years old and Catholic. It is concluded that the history of women from Alagoas, overcoming the adversities resulting from a geographical displacement, whether temporary or permanent, has contributed significantly to visualize a facet of the prism of the consolidation of Modern Nursing as a career for women from this land.
Palavras-chave: Enfermagem – Brasil
História da enfermagem
Migração interna – Mulheres
Escolas de enfermagem
Enfermagem – Recursos humanos
Nursing - Brazil
History of nursing
Internal migration - Women
Nursing schools
Nursing - Human Resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: LIMA, Karla Mychelle Cezario de. Corpos em movimento: participação de alagoanas na migração de mulheres para a formação de enfermeiras – 1930/1960. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9044
Data do documento: 29-out-2020
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